Parceria vai facilitar uso de fibras botânicas em malharia

  • O Grupo Lenzing, produtor de fibras à base de madeira, e o Grupo Karl Mayer, especializado em maquinário têxtil, firmaram parceria para facilitar a adoção de até 100% de fibras e filamentos botânicos e biodegradáveis em maquinário para produção de malharia de urdume;
  • Urdume consiste nos fios que correm no sentido vertical em paralelo à ourela de um tecido. A elasticidade é menor e o tecido geralmente é utilizado para produção de roupas;
  • A parceria pretende aumentar a adoção de materiais livres de combustíveis fósseis e contribuir para para uma cadeia de valor têxtil mais verde.

O Grupo Lenzing, produtor global de fibras especiais à base de madeira, anunciou colaboração estratégica com o Grupo Karl Mayer, líder mundial em maquinário têxtil. A parceria vai permitir a adoção de uma maior porcentagem de fibras botânicas, biodegradáveis e livres de combustíveis fósseis durante a produção têxtil em máquinas de malharia de urdume e retilínea.

O urdume consiste nos fios que correm no sentido vertical em paralelo à ourela de um tecido. A elasticidade é menor e o tecido geralmente é utilizado para produção de roupas. Com os consumidores mais atentos ao impacto ambiental dos produtos que compram, há uma tendência crescente entre as principais marcas e varejistas em oferecer produtos mais sustentáveis e estéticos.

A colaboração estratégica entre a LENZING e o GRUPO KARL MAYER pretende contribuir para orientar a indústria rumo a um futuro mais sustentável. Há o compromisso de capacitar parceiros na cadeia têxtil com soluções de valor agregado e inovação na redução do pegada de carbono de suas cadeias de suprimentos.

“Por meio desta parceria com o GRUPO KARL MAYER, vamos inspirar a cadeia de valor têxtil a tomar medidas proativas para atingir suas metas climáticas com a adoção mais fácil de materiais botânicos e biodegradáveis, atendendo às necessidades de marcas e consumidores que buscam produtos ecologicamente corretos.” Florian Heubrandner, vice-presidente global de negócios têxteis da LENZING.

O GRUPO KARL MAYER é um fabricante de máquinas têxteis e trabalha com pioneiros na cadeia de valor têxtil para fornecer soluções com baixo impacto ambiental. O fio é particularmente importante. Fibras artificiais recicladas podem ser usadas com alta eficiência nos equipamentos.

“Queremos expandir a gama de materiais que podem ser processados para incluir variantes de fios isentos de petróleo através da nossa cooperação com a LENZING. Além de mais sustentabilidade, isso também abrirá o potencial para o desenvolvimento de novos produtos para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores com consciência ecológica.”
Arno Gärtner, CEO do GRUPO KARL MAYER.

Máquinas adequadas a fibras botânicas

Cada vez mais empresas do setor têxtil estão optando optando por matérias-primas sustentáveis e é necessário haver equipamentos e maquinários capazes de atender com qualidade fibras e fios de origem botânica e biodegradável. Exemplos são as fibras TENCEL™ Lyocell e fios de filamentos TENCEL™ Lyocell, da Lenzing, material biodegradável e compostável, feito a partir da celulose de madeira, geralmente de árvores de eucalipto.

Tencel: da madeira para a fibra. Crédito: Lenzing

Aproveitando o conhecimento técnico da LENZING sobre o processamento de fibras e filamentos TENCEL™ Lyocell dentro da cadeia de valor, a parceria também apoia fabricantes de fios e fiações em seu desenvolvimento contínuo e adaptação de fios para novas e diferentes aplicações têxteis.

O método de malharia foi aplicado a um tecido ultra fino de retilínea em máquinas gauge 20 que pode ser usado na criação de roupas íntimas. O processo totalmente modelado é novo neste ramo, pois a fabricação de corte e costura de roupas íntimas é estabelecida como a melhor prática.

Juntamente com a adoção de fontes de energia renováveis em fábricas de produção têxtil e gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos, a LENZING e o GRUPO KARL MAYER casam a sustentabilidade com a inovação para capacitar os fabricantes a alcançar emissões ultra baixas de carbono usando fibras botânicas e sem combustível fóssil durante o processo de produção.

Sobre o GRUPO KARL MAYER – É uma empresa de engenharia mecânica que oferece soluções digitais próprias, além de uma ampla gama de produtos e serviços de seu setor. Hoje, o foco do Grupo está na construção de máquinas têxteis. As atividades de negócios estão focadas nos dois processos mais importantes de formação de pontos, malharia de urdume e retilínea, bem como nas áreas de têxteis técnicos, preparação de urdume para tecelagem e digitalização. As marcas do Grupo são KARL MAYER para malharia de urdume, preparação de urdume para tecimento e produção de tecidos técnicos, STOLL para malharia retilínea, KM. ON para soluções digitais e STOLL ELECTRONIC para componentes eletrônicos.

O GRUPO KARL MAYER garante o sucesso de seus clientes internacionais com produtos e serviços economicamente e tecnicamente melhores, bem como com inovações que movem o mundo têxtil. O KARL MAYER tem 3.100 funcionários. Graças à sua organização global e à pretensão de produzir nos seus principais mercados, o grupo de empresas está sempre próximo dos seus clientes e das suas necessidades. Hoje, possui subsidiárias nos EUA, Índia, Itália, Hong Kong, Japão, China, Bangladesh e Suíça, além de agências em todas as partes do mundo.O GRUPO KARL MAYER é uma empresa familiar alemã que, desde a sua fundação em 1937, aposta na independência financeira e na sustentabilidade econômica, competitividade de seus clientes e parceiros de negócios.

Sobre o GRUPO LENZING O Grupo Lenzing defende a produção ecologicamente responsável de fibras especiais feitas a partir de fonte de madeira renovável. Como líder em inovação, a LENZING™ é parceira de fabricantes têxteis globais e impulsiona diversos desenvolvimentos tecnológicos. Suas fibras formam a base para aplicações têxteis no setor de vestuário, incluindo jeans e peças esportivas. Devido a alta qualidade, biodegradabilidade e compostabilidade, as fibras também são utilizadas para produtos de higiene e agrícolas.

O modelo de negócio do Grupo Lenzing vai muito além de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com seus clientes e parceiros, são desenvolvidos produtos inovadores ao longo da cadeia, que geram valor agregado aos consumidores. O Grupo se esforça para a utilização e processamento eficientes de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a redirecionar o setor têxtil para uma economia circular. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e cumprir as metas do Acordo Climático de Paris e do “Acordo Verde” da Comissão da UE, a empresa tem uma visão clara: tornar realidade um futuro com emissão zero de carbono

Fonte: Assessorias de imprensa

Leia mais em ViaVerde News