Lenzing revela novos materiais para calçados

  • Grupo Lenzing faz parceria com o especialista em alternativas de couro Recyc Leather e lança Pélinova®, material para aplicações de moda de alta qualidade;
  • Técnica funde fibras TENCEL™ Lyocell com fibras de couro recicladas e cria alternativa ao couro genuíno.
  • Marca Ganni lança slouchy boots já adotando o Pélinov, consideredo um recurso da próxima geração.
  • Imagem: Divulgação

O Grupo Lenzing, produtor líder global de fibras especiais à base de madeira, fez parceria com o especialista em alternativas de couro Recyc Leather para lançar o Pélinova®, um material inovador que funde fibras TENCEL™ Lyocell e fibras de couro recicladas para aplicações de moda de alta qualidade.

Unindo forças com a marca dinamarquesa avançada contemporânea GANNI, este trio dinâmico pretende trazer este material de próxima geração ao mercado como uma alternativa aos materiais de couro genuíno, começando com o lançamento das Slouchy Boots da GANNI no início deste ano.

O material de próxima geração da Recyc Leather, Pélinova®, é criado através de um processo único e transparente que envolve a coleta de couro reciclado pré-consumo e, em seguida, hidrojateamento das fibras de couro nas fibras TENCEL™ Lyocell, um material de destaque no portfólio da marca TENCEL™ que é produzido a partir de um processo de produção em circuito fechado que economiza recursos.

As fibras TENCEL™ Lyocell também são desfavoráveis às bactérias causadoras de odores. Os esforços combinados entre Lenzing e Recyc Leather resultam em um material flexível e durável, com baixo impacto ambiental, utilizando 70% menos água do que os métodos tradicionais e reduzindo as emissões de CO2.

Tecidos conscientes

“Desde a nossa criação em 2017, reciclávamos 100 toneladas de couro de aterros sanitários, obtendo o reconhecimento das autoridades europeias e respostas positivas das marcas”, disse Olivier Grammont, cofundador da Recyc Leather. “Nossa parceria com a Lenzing e a GANNI demonstra o potencial do Pélinova® como uma alternativa verdadeiramente sustentável ao couro tradicional, inspirando-nos a continuar a ampliar a aplicação do Pélinova® na definição do futuro da indústria do couro.”

Florian Heubrandner, vice-presidente de Negócios Têxteis Globais do Grupo Lenzing. Divulgação

“A parceria pioneira entre a TENCEL™ e empresas com ideias semelhantes, como a Recyc Leather e a GANNI, é um catalisador para desbloquear o poder da inovação em tecidos conscientes do planeta”, afirma Grammont.

Para Florian Heubrandner, vice-presidente executivo de negócios têxteis globais Lenzing AG, com o uso de fibras TENCEL™ Lyocell produzidas de forma responsável em Pélinova® está sendo criada uma alternativa única para aplicações de couro em calçados que traz conforto duradouro. Além disso, a iniciativa demonstra a versatilidade das aplicações de fibras. “Estamos confiantes de que a nova coleção se destacará na indústria e chamará a atenção dos consumidores”, diz Heubrandner.

Aproveitando esta inovação emocionante no calçado, a Recyc Leather também explora a possibilidade de expandir a aplicação do tecido a outros artigos de couro, abrangendo têxteis-lar, mobiliário, interiores de automóveis e o segmento de luxo.

Novas coleções sem couro virgem

A GANNI está empenhada em minimizar o impacto social e ambiental na sua operação comercial, com o objetivo de atingir 50% de redução absoluta de carbono até 2027, com materiais e inovação entre os seus principais pilares para atingir esta meta. No final de 2023 a empresa atingiu o ambicioso objetivo de eliminar gradualmente todo o couro virgem das próximas coleções, tornando 2024 o primeiro ano sem produzir qualquer couro virgem nas coleções de pronto-a-vestir e de acessórios.

“O trabalho não para por aqui. Colaborar e experimentar com parceiros como TENCEL™ e Recyc Leather em inovações em tecidos para desenvolver alternativas aos materiais como os conhecemos hoje é crucial para alcançar metas ambiciosas de redução de carbono como as da GANNI.”
Lauren Bartley, Diretora de Sustentabilidade da GANNI

Lauren Bartley, Diretora de Sustentabilidade da GANNI, lembra que a empresa fez parceria com a Lenzing há anos usando vários de seus materiais nas fabricações da marca. “A Lenzing continua sendo um dos parceiros perfeitos quando se trata de encontrar materiais preferidos que tenham um impacto ambiental comprovadamente menor”, afirma Bartley.

Além dos calçados, a GANNI vê a aplicação do Pélinova® da Recyc Leather com fibras TENCEL™ Lyocell na categoria de acessórios. GANNI, Recyc Leather e Lenzing têm desenvolvimentos futuros em andamento para chegar ainda mais perto de escalar o uso do material.

Sobre Ganni | Com sede em Copenhagen, a empresa desenvolveu-se exponencialmente nos últimos anos com o seu sentido de estilo Scandi 2.0, cheio de personalidade e contraste. O objetivo do GANNI é fazer com que a comunidade que veste suas roupas se sinta ainda mais confiante e capaz de tudo. A GANNI tem escritórios em Copenhaga, Londres, Paris, Nova Iorque e Xangai, e está representada em mais de 600 dos melhores retalhistas do mundo, bem como em mais de 40 lojas GANNI na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. GANNI.com faz entregas internacionais para 35 países, incluindo Austrália, Canadá e Coreia do Sul. A GANNI é uma empresa certificada B Corp, em uma jornada para se tornar a versão mais responsável de si mesma. Eles acreditam que é uma obrigação moral fazer melhor todos os dias, o que levou a marca a colaborar com a sua cadeia de abastecimento na redução das suas emissões como parte do esquema de inserção de carbono da GANNI. A marca publica um Relatório de Responsabilidade anual para partilhar publicamente o seu progresso e comprometeu-se com uma redução absoluta de carbono de 50% até 2027. Como parte dos esforços contínuos da marca para escolher tecidos certificados e inovadores, a GANNI está empenhada em ter 100% das coleções feitas de tecidos certificados reciclados, orgânicos ou de menor impacto no futuro. A marca descontinuou o uso de couro animal virgem em sua linha RTW e eliminará gradualmente o couro animal virgem de sapatos e acessórios até 2023. GANNI atualmente tem 100% de rastreabilidade nas etapas 1 a 4 de sua cadeia de fornecimento e publicou todas as etapas 1 e 2 fornecedores com o Open Apparel Registry para promover a transparência.

Sobre Recyc Leather | A Recyc Leather foi fundada em 2017, por Aron Yu e Olivier Grammont, com a missão de transformar as sobras de couro, que sobraram da indústria do couro, em um novo material de alta qualidade por meio de tecnologia avançada e know-how único. Com sede em Paris e operação no sul da China, toda a cadeia produtiva da empresa, enraizada na região, segue rígidos padrões éticos e foi reconhecida com inúmeros elogios em avaliações de terceiros. A empresa partilha a sua visão inovadora com marcas que procuram alternativas éticas ao couro genuíno e futuros designers famosos, fornecendo escolas de design e bibliotecas de materiais de topo.

Sobre TENCEL™ | TENCEL™ é a principal marca de fibra têxtil do Grupo Lenzing. Desde 1992, a marca TENCEL™ tem impulsionado a evolução das soluções de fibra para vestuário e têxteis-lar com múltiplas inovações e processos de produção eficientes em termos de recursos. As ofertas de produtos TENCEL™ incluem TENCEL™ Active, TENCEL™ Denim, TENCEL™ Home, TENCEL™ Intimate, TENCEL™ LUXE e TENCEL™ for Footwear. Derivadas de fontes de madeira controladas ou certificadas, as fibras modais e de liocel da marca TENCEL™ são naturalmente macias, suaves ao toque e podem suportar cores ricas em tecidos. Com um controlo eficaz da humidade, as fibras também suportam uma sensação natural de secura. As fibras TENCEL™ Lyocell e Modal são altamente versáteis e podem ser combinadas com uma ampla gama de fibras têxteis para oferecer uma variedade quase infinita de designs e funções de produtos.

Sobre o Grupo Lenzing | O Grupo Lenzing defende a produção ecologicamente responsável de fibras especiais feitas a partir da matéria-prima renovável madeira. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos. As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas femininas elegantes até jeans versáteis e roupas esportivas de alto desempenho. Devido à sua alta qualidade consistente, à sua biodegradabilidade e compostabilidade, as fibras Lenzing também são altamente adequadas para produtos de higiene e aplicações agrícolas. O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com os seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor acrescentado para os consumidores. O Grupo Lenzing luta pela utilização e processamento eficiente de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a redirecionar o setor têxtil para uma economia de ciclo fechado. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e cumprir as metas do Acordo Climático de Paris e do “Acordo Verde” da Comissão Europeia, Lenzing tem uma visão clara: nomeadamente tornar realidade um futuro com zero carbono.

Leia mais em ViaVerde News