- Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) foi inaugurado na Estação de Tratamento de Esgoto Uberabinha (MG) e vai produzir energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de esgoto da cidade;
- No caso dos biocombustíveis, o óleo de pirólise resultante deste processo pode ser utilizado para o abastecimento de aeronaves no setor aéreo.
- Imagem: Inauguração do Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) em 25/01/2024, com a presença do prefeito de Uberlândia Odelmo Leão. Crédito: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação PMU
Foi inaugurado em Uberlândia (MG) o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Esta ação representa um avanço em direção à criação da primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado pela cidade. O Centro integra o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli lançado em dezembro de 2021.
Uma das primeiras ações do CIS foi a realização de um estudo em pirólise, um processo de degradação termoquímica na ausência de oxigênio. Contratado em julho de 2023, o estudo foi conduzido pela Companhia de Promoção Agrícola (Campo) e consiste em um projeto piloto inovador que converte rejeitos do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis.
No caso da agricultura, a ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto, rico no solo de Uberlândia, forneça um adubo organomineral ainda mais potente. No caso dos biocombustíveis, o óleo de pirólise resultante deste processo pode ser utilizado para a aviação, no abastecimento de aeronaves.
O CIS conta com um laboratório onde está instalado o protótipo desenvolvido para a realização de pirólise em pequena escala. Esse equipamento compreende um conjunto de reatores acoplado a um compressor, torre de refrigeração e painel de controle. O local conta também com sala de treinamento para demonstrações e visitações de estudantes, professores ou profissionais ligados ao setor de pesquisa, inovação e sustentabilidade.
Tratamento de esgoto e gestão de resíduos
Atualmente, 1,8 mil toneladas de lodo de esgoto são geradas mensalmente no município e o estudo demonstra que uma planta em escala industrial terá capacidade de processar, por meio da pirólise, 100% deste material.
Esse avanço promove a sustentabilidade ambiental e também estimula a economia local, além de vislumbrar significativa redução dos gastos públicos. Conforme os cálculos do Dmae, a destinação correta do lodo, ao invés de enviá-lo para o aterro sanitário, representa uma economia anual estimada em mais de R$ 3,4 milhões de reais.
Desde 2019, a gestão municipal lidera a pesquisa e o desenvolvimento do uso dos remineralizadores de solo como uma opção sustentável para a agricultura nacional. Em 2021 foi lançado o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil. A prefeitura elaborou e publicou uma cartilha virtual com resultados e vantagens do uso de remineralizador e o material, traz dados específicos sobre cada tipo de cultivo e os vários testes feitos com diferentes dosagens do pó de rocha (basalto).