Brasil Eco Fashion anuncia evento de moda sustentável

  • Plataforma de moda Brasil Eco Fashion, gestora da BEFW, anuncia conferência em Belém (PA) com a proposta de reunir projetos regionais e foco na Região Norte do país;
  • Evento será em 10/08 e agrega os projetos que integram o Brasil Eco Fashion Week (BEFW), que será realizado em dezembro, em São Paulo (SP).
  • Imagem: Desfile Weena Tikuna BEFW 6ªEdição CoCriando o Futuro. Créditos: Agência Fotosite

A plataforma de moda Brasil Eco Fashion Week, gestora da BEFW, realiza pela primeira uma conferência itinerante e o local escolhido é Belém (PA). O evento acontece em 10/08, na sequência da Cúpula da Amazônia e deve receber marcas e projetos que permeiam a região Norte do país. O evento é denominado “Conectando Brasilidades” e faz parte da abertura oficial da semana de moda BEFW que será realizada em dezembro, em São Paulo. 

“O tema da Conferência é a essência de nosso evento anual já que promovemos a moda sustentável produzida em diferentes regiões do país. Trata-se de um país plural onde marcas da região Sudeste estão conectadas com fornecedores da Amazônia fazendo intercâmbio de tecnologia em biodesign, com projetos e materiais provenientes das riquezas da floresta. É preciso aprofundar estes diálogos e compartilhar estes conhecimentos para o desenvolvimento da economia criativa nacional”
Rafael Morais, diretor executivo da plataforma Brasil Eco Fashion

A escolha de Belém para a realização da primeira Conferência também celebra a capital do Pará como sede da Conferência do Clima das Nações Unidas – COP30 – em 2025, reforçando a importância da moda sustentável produzida no Brasil na pauta da agenda ambiental global. A conferência deve reunir entidades profissionais, acadêmicos, instituições, estudantes de moda e criativos para compartilhar experiências e ideias.

“A proposta é contribuir para a transformação da indústria da moda, que é um importante setor econômico, mas se tornou vilã na crise climática, já que vem produzindo 10% das emissões de carbono da humanidade, secando fontes de água e poluindo rios e oceanos”
Rafael Morais

A conferência quer demonstrar que há esperança de um novo caminho e que o Brasil pode ser referência positiva no segmento da moda sustentável contribuindo para o desenvolvimento local. De acordo com o relatório “O Estado da Moda 2022” publicado pela Global Fashion Agenda e pelo Boston Consulting Group, o mercado global de moda sustentável deve atingir US$ 64,4 bilhões até 2025 impulsionado por uma série de fatores, incluindo: aumento da conscientização dos consumidores e também da disponibilidade de produtos de moda sustentável.

Ludmila Heringer- Brasil Eco Fashion Week 6 Edição 2022

A proposta é ampliar as vozes da cadeia de suprimentos que está focada na produção orientada pela sustentabilidade, divulgando as últimas tendências de mercado, além de promover a interação entre os profissionais do setor. “A conferência é um espaço de debates sobre circularidade, modelos de negócio, inovação em materiais, novos padrões de produção e reciclagem”, conclui o executivo. O evento é realizado com a colaboração em Belém da consultora Marina Kalif e o apoio de marcas participantes do BEFW.

Para a seleção das marcas que vão participar dos desfiles e showroom em dezembro, na cidade de São Paulo, haverá seleção e curadoria com especialistas do setor. As inscrições são pela plataforma Brasil Eco Fashion.

Apoiadores

Em 2023 o Brasil Eco Fashion Week já conta na sétima edição com o patrocínio master da Lojas Renner, patrocínio do Mercado Livre e CoPatrocínio da Vert shoes, além de parceiros importantes como o Sebrae Nacional, Senac e Senai, parceiros institucionais como Abit e Abest e o parceiro realizador Unibes Cultural desde a primeira edição da semana de moda e sustentabilidade brasileira.

A Conferência de Abertura 2023 conta com o Apoio da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI PA), Centro Universitário do Pará – CESUPA, Universidade da Amazônia – UNAMA, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC), Territórios Pela Paz (TerPaz) e Cia Têxtil Castanhal.

O evento é aberto a todos os interessados em moda, design, sustentabilidade e inovação. 

As inscrições estão abertas no site da plataforma Brasil Eco Fashion.

PROGRAMAÇÃO
 13h — 14h // Moda, Sustentabilidade e a COP30 no Brasil

  • Mayra Castro – Designer de Conexões e Parcerias e fundadora da Invest Amazônia
  • Mediadora: Marina Kalif – Consultora e coolhunter com foco em Amazônia 

14h — 15h // Conectando Brasilidades

  • Mediador: Rafael Morais – Idealizador e Diretor Executivo BEFW
  • Alex Carvalho – Presidente da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA)
  • Celeste Heitmann – Gerente da Diretoria de Indústria, Comércio e Serviço (DDICS), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro).
    Igor Normando – Secretário da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) e Representante do Territórios pela Paz (TerPaz) 

15h — 16h // Moda da região amazônica nas passarelas do BEFW

  • Mediadora: Felícia Assmar Maia – Coordenadora de Moda da Universidade da Amazônia (UNAMA) e Coordenadora do Amazônia Fashion Week (AFW)
  • Ludimila Heringer – Idealizadora da marca Ludimila Heringer – PA
  • We’e’ena Tikuna – Idealizadora da marca We’e’ena Tikuna Arte Indígena – AM
  • Maria Zeferina – Idealizadora da marca Demodê – MA 

17h — 18h // Desafios de Inovar e Empreender no Norte Brasileiro

  • Mediadora: Paula Carramaschi – Idealizadora da Benevolência Consultoria
  • Francisco Samonek – Ceo da Seringô – PA
  • Tainah Fagundes – Idealizadora da marca Datribu – PA
  • Robson Torres – Gerente Industrial da Cia Castanhal Têxtil

18h — 19h // Bioeconomia e HUBs Criativos ///

  • Mediador: Rafael Morais – Idealizador e Diretor Executivo BEFW
  • Isabela Canto – Coidealizadora do HEVEA – HUB
  • Marysol Goes – Consultora de Inovação em Bioeconomia Amazônica na Fundação Amazônia Sustentável (FAS) – HUB da FAS

19h — 20h // Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável

  • Mediador: Caio Fanha – Coordenador do Centro Universitário do Pará (CESUPA)
  • Gabriela Souza – Coordenadora de aceleração do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM)
  • Jaqueline Almeida – Gestora de projetos e secretária-executiva do Instituto Bem da Amazônia e da Plataforma Amazônia Vox – Banco de Fontes e Freelancers da Amazônia
  • Raphael Medeiros – Diretor executivo no Centro de Empreendedorismo da Amazônia

Sobre Brasil Eco Fashion| A plataforma de moda promove boas práticas de sustentabilidade no mercado e na indústria da moda. Desde 2017 realiza a semana de moda Brasil Eco Fashion Week (BEFW). O evento reúne desfiles, salão de negócios, conteúdos inspiracionais e educativos em palcos diversos, exposições interativas, atividades de capacitação e ações internacionais. As atividades de conteúdo trazem em pauta assuntos como a Economia Circular na indústria da moda, arranjos produtivos locais da Amazônia, modelos de negócio inovadores, práticas de transparência, diversidade, ativismo, inclusão, agrofloresta têxtil, plantios orgânicos, biodesign e comércio justo. Os assuntos são elencados interdisciplinarmente, já que a moda, um importante setor da Economia Criativa, também se relaciona com a Ciência, a Arte e a Cultura.

Leia mais em ViaVerde News

Deixe um comentário