Setor têxtil recicla 13 mil t de embalagens

Setor têxtil recicla embalagens
  • Ações de logística reversa e parcerias possibilitaram compensar mais de 13 mil toneladas de embalagens no período de 2019 a 2022 no Brasil;
  • Com previsão de vendas de 6,4 bilhões de peças em 2023, a expectativa é aumentar o volume de embalagens compensadas, que atingiu o volume de 7 mil toneladas compensadas em 2022.

Muitas empresas estão comprometidas em elevar as taxas de reciclagem e minimizar os impactos gerados no setor têxtil, tendo em vista a preocupação dos consumidores em vestir marcas sustentáveis. Pensando nisso,o setor decidiu se aliar a projetos de logística reversa para apoiar a reciclagem em sua a cadeia produtiva. Em parceria com a eureciclo, foram compensadas mais de 13 mil toneladas de resíduos entre 2019 e 2022. O montante é equivalente à soma dos materiais representados por 9 t de papel, 1,4 t de plástico, 1,6 t de metal e 1,4 t de vidro. Somente em 2022, o total de resíduos compensados foi de 7 mil toneladas.

A indústria têxtil tem grande importância para a economia. O Instituto de Inteligência de Mercado – IEMI informa que a expectativa para 2023 é de crescimento, com vendas totais de aproximadamente 6,41 bilhões de peças. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), o setor é o 2º maior empregador da indústria de transformação no país. Porém, seus impactos ambientais são significativos. Felizmente começa a ocorrer uma conscientização sobre a importância ecológica. A eureciclo registrou um aumento de 74 para 210 clientes no segmento em 2022, incluindo marcas como Hering, Farm, Guardaroba, entre outras.

“A demanda demonstra o compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento das corporações. Nessa corrente, é possível ampliar as práticas de ESG, reforçando o objetivo de elevar as taxas de reciclagem e criar valor para os produtos comercializados”
Carlos Eduardo Porto, coordenador de projetos e parcerias na eureciclo.

Selo e consumo consciente

A proposta da eureciclo é conceder um selo para ser estampado na embalagem das peças comunicando ao cliente que o produto foi feito por uma empresa que pratica a reciclagem. Significa que a companhia faz a compensação ambiental de resíduos por meio da emissão dos Certificados de Reciclagem das Embalagens. Ou seja, está adequada à legislação ambiental vigente e contribui para a remuneração de centrais de triagem parcerias, valorizando e desenvolvendo o serviço de coleta e direcionamento de resíduos para a reciclagem.

Há três tipos de selos, de acordo com o engajamento:

  • Selo 22%: informa e garante que a marca promove a reciclagem de 22% do volume de embalagens, valor mínimo exigido pela legislação, reduzindo seu impacto no meio ambiente;
  • Selo 100%: informa e garante que a marca vai além da obrigação legal e compensa toda a emissão de embalagens, anulando o impacto da sua atuação na natureza;
  • Selo 200%: informa e garante que a marca atua com ação regenerativa, ou seja, encaminha para a reciclagem o dobro da massa de suas embalagens, gerando impacto positivo. Para este caso, cada embalagem comercializada resulta em duas iguais recicladas.

Sobre a eureciclo| A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Atuam com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contam com a parceria de mais de 420 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada. A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental.

Fonte: Assessoria de imprensa eureciclo

Leia mais em ViaVerde News

Deixe um comentário