Pack Trends discute futuro das embalagens

  • Evento promovido pelo Instituto de Embalagens reflete sobre papel do consumidor e das marcas em buscar produtos com menor impacto ambiental. Sabonetes e shampoos em barra e linhas de papel reciclável são exemplos.
  • Pesquisa da Pro Carton ouviu mais de cinco mil consumidores da Europa e apurou que 41% dos entrevistados troca de marca por causa da embalagem.
  • Imagem: Ilustração IA Canva

O futuro das embalagens e as tendências de consumo para aquelas confeccionadas em vidro, papel cartão, masterbatches (composto plástico), além de cores e aditivos especiais foram tema da segunda edição do Pack Trends, evento promovido pelo Instituto de Embalagens. Direcionado a profissionais da indústria de bens de consumo e do próprio setor, o Pack Trends contou com palestrantes nacionais e internacionais que trouxeram tendências e visões do mercado dos Estados Unidos e Europa. 

De acordo com a diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Camilo, as marcas precisam ficar mais atentas às questões relacionadas a sustentabilidade, estilo, saúde, segurança e conveniência e deve-se considerar que o perfil dos consumidores muda de acordo com a idade e estilo de vida. “A geração millenials pede mais diversidade, ou seja, bebidas novas, novos sabores e propostas de embalagens, o design tem que ser adequado para chamar a atenção deste público”, afirma.

Assunta Camilo destaca que a geração millenials é mais solidária a causas em geral, como o veganismo, por exemplo. Já os idosos representam 11% da população dbrasileira, tem poder de compra e necessidades especiais como alimentos e produtos de higiene pessoal.

“Sabonetes em barra, shampoo, linhas de papel recicláveis estão crescendo, mas tem coisas que precisamos questionar para não cair no greeenwashing. Sustentabilidade combina com verdade e honestidade. O consumidor tem que estar atento.” Assunta Camilo, diretora do Instituto de Embalagens

Embalagem influi na decisão de compra

A Pro Carton – The Association of Carton and Cartonboard Manufacturers apresentou pesquisa durante a Pack Trends e mostrou que 41% da população europeia trocou de marca por causa da embalagem. Para eles, existe um forte impacto na decisão de compra quando a embalagem não é reciclável. O levantamento ouviu mais de cinco mil consumidores da Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido.

O consultor da Smithers Pira, Benjamin Trent, afirmou que a indústria global de embalagens movimentou US$ 1,2 trilhão em 2023 e deve crescer 3,6% no período de 2023 a 2028. “A Ásia-Pacífico responde por 40% desse total e a categoria de embalagens industriais e de transporte representa 43% das vendas globais”.

Para o consultor do Glass Packaging Institute, Bryan Vickers, 92% dos consumidores americanos preferem fabricantes que oferecem produtos em embalagens de vidro. A maior participação das garrafas de vidro é na categoria de bebidas, sendo que as cervejas respondem por 46%. 

Eventos

A segunda edição do Pack Trends foi realizado em 08/02/2024 em Sumaré (SP) e contou com apoio da FuturePack, e LyondellBasell. Participaram os palestrantes Assunta Napolitano Camilo (Diretora do Instituto de Embalagens), Winfried Muehling (Diretor de marketing e comunicação da Pro Carton), Benjamin Trent, (Managing Consultant da Smither Pira), Bryan Vickers (Government Affairs, Regulatory and Statistics na Glass Packaging Institute) e Roberto Castilho (Diretor comercial para América Latina da LyondellBasell).

Já está agendado para 10 e 11 de setembro, em São Paulo (SP) o Pack Tech, congresso de embalagens cujo objetivo é compartilhar tecnologias inovadoras de embalagens para a sustentabilidade e competitividade da indústria de produtos de consumo.

Leia mais em ViaVerde News