Curso de Upcycling muda a vida na periferia

  • Formação abrange moda, sustentabilidade e empreendedorismo, com concepção e metodologia pedagógica do curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo;
  • Na reta final do curso oferecido nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), sob gestão do Instituto Baccarelli, os participantes produzem desfile de moda;
  • A concepção do projeto aborda aspectos do folclore brasileiro, em um resgate às memórias afetivas relacionadas com a ancestralidade dos participantes;
  • Foto: Aula de Upcycling: Curso de Moda Criativa no CEU Carrão/Tatuapé (créditos: Priscila Corderi/ Instituto Baccarelli).

“Nunca tinha ouvido falar em Upcycling. Para mim era o nome de um bicho! Mas agora estou descobrindo muitas coisas novas, é um curso muito importante.”
Odilia Gregório de Jesus fala sobre sua experiência no Upcycling: Curso de Moda Criativa.

O conceito de upcycling ainda não é muito difundido e consiste basicamente em dar nova destinação a materiais que seriam descartados, criando novos produtos de forma criativa. Seguindo este conceito, o Centro Universitário Belas Artes desenvolveu a concepção e a metodologia pedagógica do Upcycling: Curso de Moda Criativa. Trata-se de uma formação completa em moda, processos criativos e empreendedorismo que está sendo oferecido em três Centros de Educação Unificada (CEUs) sob gestão do Instituto Baccarelli na capital paulista, com o apoio das Lojas Marisa.

Iniciado em maio, a formação será concluída em dezembro, quando as turmas finalizam os preparativos para os desfiles de conclusão de curso, quando as participantes poderão apresentar à comunidade o resultado do que foi desenvolvido em sala de aula. A concepção do projeto aborda aspectos do folclore brasileiro, em um resgate às memórias afetivas relacionadas com a ancestralidade dos participantes – temas mais trabalhados em toda a grade da programação educativa dos CEUs.

Quem desfila no palco são modelos selecionados do próprio território, privilegiando a diversidade inerente aos CEUs, com pluralidade de corpos e idades. 

“Decidi me reinventar inteira”

É perceptível o impacto positivo na vida dos participantes. Em meio a risadas, dona Odília conta que tinha receio de participar do curso. Apesar de se interessar por corte e costura, ficou apreensiva em relação aos outros temas da formação, que tratam de sustentabilidade e empreendedorismo. E como se inscreveu sozinha, ficou com medo de não fazer amizades. “Mas já que é para reinventar, eu decidi me reinventar inteira”, conta a aposentada. Hoje, ela esbanja habilidade e simpatia na sala de aula, e se revelou uma das referências de sua turma, no CEU São Pedro/José Bonifácio. 

Com aulas semanais, o Upcycling: Curso de Moda Criativa é oferecido atualmente nos CEUs São Pedro/ José Bonifácio, Carrão/Tatuapé e Parque Novo Mundo. Ao todo, são 22 turmas divididas nas três unidades, beneficiando em torno de 130 pessoas. A Lojas Marisa apoia a iniciativa e foi responsável pela compra de máquinas e costura e outros equipamentos, além da remuneração de professores e a doação de mais de 12 mil peças que são insumo para os cursos. 

“Projetos de Upcycling como esse são fundamentais para dar nova vida a peças que seriam descartadas, apoiando também o empreendedorismo e a criatividade. Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa e observar o impacto positivo gerado na vida de todos os participantes. Estamos ansiosos para ver as peças produzidas e como serão os desfiles.”
Marília Oliveira, Diretora de Gestão de Pessoas, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Marisa. 

Além de contar com uma estrutura de excelência, o curso tem ainda um plano pedagógico elaborado pelo Centro Universitário Belas Artes, referência no ensino de moda do país. O curso está no módulo 3, cujo conteúdo aborda a transformação de produtos.

“Os estudantes estão muito entusiasmados para iniciar o processo criativo e o planejamento da coleção que será apresentada em dezembro. É emocionante ver a evolução dos participantes do curso, e como ampliaram o seu repertório no contexto de moda e criatividade. Eu e as minhas alunas, que atuam como tutoras desse projeto, estamos muito felizes com o resultado obtido até agora. É um projeto que possibilita a transformação de vidas.”
Valeska Nakad, desenvolvedora do curso, designer e diretora criativa de design estratégico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Para o Instituto Baccarelli, o Upcycling: Curso de Moda Criativa se encaixa na missão de inclusão e transformação social proposta pela instituição desde sua fundação, em 1996. Ao combinar moda, sustentabilidade e empreendedorismo, o curso cria novas possibilidades de futuro para os participantes e os territórios em que estão inseridos, fomentando um ciclo virtuoso capaz de transformar a realidade.

“O projeto do Upcycling: Curso de Moda Criativa foi pensado trabalhando a cultura e a educação como ferramentas de inclusão social, passando pela economia criativa, que é uma forma de enxergar a potência dos territórios e periferias da cidade.”
Priscila Melo, gerente de cultura dos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli.

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo | Fundada em 1925, no contexto da Semana de Arte de 1922, a Belas Artes é uma instituição preocupada em valorizar a diversidade de ideias e em pontuar a importância da arte e da criatividade para seus alunos, colaboradores e comunidade. Tem a missão de criar, produzir e difundir conhecimento através da arte, cultura, ciências humanas e sociais. Pioneira nas áreas de Economia Criativa, a Belas Artes oferece cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres. Nestes 94 anos de existência, a instituição continua a estimular a criatividade, prezar pela liberdade de expressão e busca proporcionar o conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida.

Leia mais em ViaVerde News