- BEFW aborda questões ambientais e sociais em toda a cadeia de produção, incluindo as relacionadas com tecnologias limpas como energia renovável, reciclagem, eficiência energética e novos materiais;
- Serão 24 designers na passarela, representando todas as regiões do país;
- Com participação gratuita do público, o evento reúne temas e ações educativas e inspiracionais com desfiles, salão de negócios, exposições e atividades de empreendedorismo;
- Foto: We’e’ena Tikuna Arte Indigena.. Crédito: Agência Fotosite @Agfotosite
A plataforma de moda Brasil Eco Fashion vai realizar em São Paulo, de 7 a 9 de dezembro, a 7ª edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), a maior atração de moda sustentável da América Latina.
Com participação gratuita do público, o evento reúne temas e ações educativas e inspiracionais com desfiles, salão de negócios, exposições e atividades de empreendedorismo. Pela primeira vez, o BEFW ocupará o imponente Centro de Convenções Frei Caneca, próximo da avenida Paulista. Os workshops continuarão a ser realizados na Unibes Cultural, na rua Oscar Freire.
Com o tema “Ecoinovação e Desenvolvimento Sustentável”, o BEFW aborda questões ambientais e sociais em toda a cadeia de produção, incluindo as relacionadas com tecnologias limpas como energia renovável, reciclagem, eficiência energética e novos materiais. Aplicada na ótica das organizações, a ecoinovação, além de aumentar o desempenho e a competitividade de uma empresa, traz benefícios sociais, ajudando a garantir salários mais justos e condições de trabalho seguras e saudáveis, sobretudo neste setor em que 60% da mão de obra é de mulheres, de acordo com os dados da Indústria Têxtil e de Confecção Brasileira (ABIT).
“É inegável que a moda é uma indústria importante na economia, especialmente quando se trata de empregar mulheres, mas ao mesmo tempo, as práticas tradicionais da indústria têm um impacto devastador no meio ambiente. O evento é um espaço para informar e influenciar as decisões na cadeia produtiva da indústria da moda para torná-la mais justa e responsável”
Rafael Morais, diretor executivo da BEFW
24 designers na passarela
Desde a primeira edição, a diversidade da moda brasileira é evidenciada na BEFW. Serão 24 designers na passarela, representando todas as regiões do país. O desfile deve lançar as marcas Altair Santo (SE), Elis Cardim (BA), Moda do João (MA) – foto ao lado, Projeto Algodão Paraíba (PB) e Ventana (SC), além das que já participam desde a primeira edição como Demodê (MA), Sioduhi (AM) e We’e’ena Tikuna (AM). A Nordestesse, um grupo de marcas já estabelecidas na região Nordeste, também participa do BEFW pela primeira vez.
O Projeto Algodão Paraíba, idealizado pela marca Natural Cotton Color, envolve oito municípios na região do semiárido. São mais de 600 hectares de área plantada, envolvendo cerca de 300 famílias de agricultores reunidas em assentamentos rurais e em comunidades quilombolas na Paraíba. O algodão é cultivado com contrato de compra garantida por empresas têxteis e de confecção também de outros Estados. No desfile haverá peças destas empresas que fomentam o projeto.
Beleza sustentável
Em todas as edições, o Brasil Eco Fashion Week prioriza se relacionar com marcas e produtos orgânicos, naturais e sustentáveis. Com coordenação de beleza de Diego Américo, pioneiro pelas maquiagens e cabelos realizados com produtos limpos, os desfiles tem a beleza orgânica com ponto de conexão com o conceito das marcas e o propósito do evento. “A beleza sustentável já é uma realidade e deve andar de mãos dadas com a moda, redefinindo-a com a consciência dos seus impactos.” Diego Américo
O Mercado Eco apresenta cerca de 60 expositores ao consumidor, com marcas de vários estados brasileiros. Além disso, haverá destaque para a produção da Amazônia e dos Pampas. A ideia é destacar iniciativas que integram elementos desses biomas pela importância da preservação da biodiversidade local.
Nesta 7ª edição, o Instituto Renner promove o “Pitch Empreendedoras da Moda Mais Sustentável” após ter selecionado 10 negócios de moda autoral liderados por mulheres. No dia oito de dezembro, durante o BEFW, as empreendedoras apresentarão suas propostas aos jurados. As três primeiras colocadas receberão prêmios em dinheiro para serem usados como investimento no negócio.
Outras atividades que causam grande impacto com o público são os conteúdos gerados pelo evento através das palestras, lançamentos, exposições e workshops que envolvem temas variados sobre a cadeia produtiva da moda. No caso dos workshops, eles serão realizados na Unibes Cultural, importante espaço na rua Oscar Freire que recebe o BEFW desde a primeira edição.
O BEFW é um evento que demonstra que é possível produzir moda de forma sustentável e inclusiva. Desta forma, convida a todos para refletirem sobre seus hábitos de consumo e adotar práticas mais sustentáveis. Um evento essencial e inspirador que tem como objetivo compartilhar conhecimento, promover conexões e contribuir para uma mudança positiva na indústria da moda.
Apoio internacional
Entre as ativações da 7ª edição, BEFW e Instituto Febre, plataforma que explora as intersecções entre clima, gênero e moda, apresentam “Experiência Moda Circular”, espaço inovador dentro do evento, proveniente da colaboração entre o Brasil Eco Fashion Week, Instituto Febre e Royal College of Art. Espaço resultante da seleção do evento no edital ‘Cultura Circular’ do British Council, vai oferecer experiências imersivas relacionadas a uma abordagem de cultura sustentável. Seu propósito é estimular a compreensão do consumidor de moda como agente ativo na economia circular.
Dentro do tema, a ambientação do BEFW tem como destaque o Lounge Circular, um espaço de descanso e integração desenvolvido em parceria com o aplicativo Plataforma Circular e Cotton Move. Nesta área, os pisos, móveis e vasos foram produzidos em termoplástico de látex natural brasileiro e resíduos de jeans e traz parceiros e projetos com foco em economia circular e reciclagem.
(Foto: Ventana fará estreia no BEFW/Divulgação)
Já o espaço denominado Espaço Inovação – Next Materials, tem a curadoria e parceria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Senai CETIQT, apresentando, pela terceira vez, inovação e materiais que envolvem desde processos naturais e artesanais até startups e projetos inovadores na indústria da moda como tecnologias como rastreabilidade e blockchain.
Em se tratando de exibições, este ano a mostra de moda e design sustentável, denominada Sebrae Mostra Moda Brasil Eco, realizada em parceria com o Sebrae Nacional, vai apresentar peças de 27 estados que se destacam por terem práticas responsáveis com as pessoas e o meio ambiente no ciclo do negócio.
7ª edição Brasil Eco Fashion Week – 7 a 9 de dezembro de 2023
Centro de Convenções Frei Caneca (4º andar)
R. Frei Caneca, 569 – Bela Vista, São Paulo – SP
Inscrições no site
Patrocínios e apoio: A 7ª edição do BEFW tem patrocínio master da Lojas Renner, além de patrocínio do Mercado Livre e do copatrocínio da Vert e apoio do Sebrae Nacional, Senac, Palma, British Council e Vasart.
Sobre BEFW| O evento anual é pioneiro na promoção da moda sustentável produzida no país. Com o objetivo de catalisar mudanças positivas na indústria, o evento é um ponto de encontro para profissionais, pesquisadores, empreendedores e entusiastas que compartilham um interesse comum na transformação do setor da moda em direção à sustentabilidade. Desde 2017, tem se dedicado a oferecer um espaço para a apresentação de soluções criativas e inovadoras no campo da moda, fomentando negócios e a conexão entre marcas e fornecedores comprometidos com a sustentabilidade.