Conheça a proposta dos bioplásticos

  • Earth Renewable Tecnologies (ERT) desenvolveu resina biodegradável e compostável para fabricação de sacolas e embalagens rígidas no Brasil;
  • Material à base de cana-de-açúcar e amido se decompõe de forma completa, sem gerar microplásticos, e é solução para embalagens flexíveis, rígidas e impressão 3D
  • iFood fez parceria com a ERT e a Embalixo para uso de sacolas biodegradáveis na entrega. Projeto tem início nos bairros da LIberdade e Saúde, em São Paulo (SP).

O terror das sacolinhas e embalagens plásticas, prejudiciais ao meio ambiente, pode chegar ao fim com o uso de outras alternativas, como embalagens de papel e as retornáveis. Uma outra solução é a sacola feita à base de cana-de-açúcar e amido, que são biodegradáveis e compostáveis, ou seja, se decompõem de forma completa e sem gerar microplásticos.

A Earth Renewable Technologies (ERT) é a primeira fabricante de biopolímeros compostáveis no Brasil, que podem ser chamados de bioplásticos. Há três categorias principais. Os bioplásticos flexíveis são multifuncionais e podem ser aplicados em sacolas, embalagens e sacos. Os bioplásticos rígidos são recomendados para embalagens injetadas em geral de segmentos cosméticos, alimentício, vitaminas, talheres descartáveis. E há os bioplásticos para filamentos 3D, indicados para a impressão 3D.

A matéria-prima utilizada pela ERT é certificada pela TUV Áustria, maior órgão certificador internacional que segue a normativa europeia EN 13432 de requisitos de compostabilidade, com laudo do laboratório Mérieux NutriSciences. A empresa foi criada em 2009 com a missão de substituir embalagens plásticas por materiais compostáveis e inaugurou sua fábrica no Brasil em 2021.

“A sacola feita com material ERT se decompõe de forma completa sem gerar microplásticos, um dos maiores vilões do meio ambiente na atualidade. É a solução ideal para plásticos de uso único que, muitas vezes, são descartados junto de alimentos, reduzindo a destinação de resíduos em aterros,”

Kim Gurtensten Fabri, CEO da Earth Renewable Technologies (ERT)

iFood testa solução em São Paulo

Na busca por soluções sustentáveis mais escaláveis para o delivery, o iFood, empresa brasileira de tecnologia, se uniu à Embalixo para a criação de sacolas biodegradáveis e compostáveis a serem utilizadas em suas lojas próprias de mercado. As embalagens são feitas a partir da matéria-prima da Earth Renewable Technologies (ERT) e começam a ser distribuídas nos bairros Liberdade e Saúde, em São Paulo (SP). A expectativa é que em breve todas as unidades tenham o novo recipiente para serem utilizados em seus serviços de entrega.

O projeto faz parte das metas ambientais lançadas pela rede de delivery em 2021, que tem o objetivo de reduzir o uso de plástico nas suas operações até 2025. Para atingir sua meta, a empresa está buscando parcerias e investindo em alguns tipos de embalagens, como as compostáveis livres de plástico. Além disso, a companhia também investe em iniciativas de reciclagens, como apoio às cooperativas de reciclagem e pontos de entrega voluntária.

“Sabemos que não será um único material que resolverá a eliminação do plástico nas entregas. Apostamos nas sacolas de papel, que é uma tendência mundial, e também acreditamos que soluções comprovadamente compostáveis, como a da Embalixo, precisam ser impulsionadas. Com isso, esperamos coletar muitos dados e feedbacks dos consumidores e, aos poucos, criar escala produtiva para reduzir o preço da solução.”

Alexandre Lima, gerente de Sustentabilidade do iFood
Rafael Costa, Diretor Comercial Embalixo

A Embalixo é lider nacional na categoria de sacos para lixo e atua na redução de resíduos, alinhado ao conceito de economia circular. “Com esse modelo de produção, conseguimos fabricar sacos a partir de plásticos que já foram utilizados”, explica Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo

Conforme dados da Opinion Box, 75% dos consumidores afirmam que empresas que possuem práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. O número mostra uma realidade: a sustentabilidade é uma tendência de mercado forte e que veio para ficar. Segundo Costa, o novo costume dos consumidores também é visível nos resultados da empresa, “hoje cerca de 40% das nossas vendas são representadas por nossos produtos sustentáveis, e nossa meta é transformar em 60% até o final do ano” finaliza.

Sobre a ERT | A Earth Renewable Technologies (ERT) foi fundada em 2009 com a missão de substituir embalagens plásticas por materiais compostáveis, inaugurando sua fábrica no Brasil em agosto/2021. Patenteou a SFRP (Short Fiber Reinforced Polymer), tecnologia pioneira capaz de modificar drasticamente a performance de biopolímeros e entregar aplicações antes desconhecidas para estes materiais. Desde então, a empresa vem apresentando ao mercado novas tecnologias, revolucionando o mercado de biopolímeros e permitindo às empresas seguirem verdadeiramente em direção a economia circular e a sustentabilidade.

Sobre o iFood | O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo. Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile.

Sobre a Embalixo | A Embalixo foi fundada em 2004 e possui 19 anos de atuação e conta com mais de 400 colaboradores, sendo 70% deles mulheres na planta em Hortolândia, no interior de São Paulo. A companhia conta com uma produção por mês de cerca de 1.200 toneladas/mês. A inovação e a sustentabilidade são os pilares básicos da empresa, que oferece soluções exclusivas ao mercado, como o saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico; saco para lixo com alças; com abas; antibacterianos; com repelente de moscas e mosquitos; com neutralizador de odores; sacos com material reciclado; e, recentemente, lançou o primeiro saco para lixo Vegano do mundo.

Fontes: Assessorias de comunicação das empresas

Leia Mais em ViaVerde News

Deixe um comentário