Congresso vai discutir turismo sustentável

  • Evento em Belo Horizonte (MG) vai abordar como conciliar crescimento econômico com a preservação do meio ambiente e o respeito às culturas locais.
  • I Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável será realizado em 30 e 31 de outubro e destinado a profissionais e empresários do turismo, acadêmicos, pesquisadores, especialistas ambientais, organizações não governamentais e instituições.

O turismo, um dos setores mais dinâmicos da economia global, enfrenta um desafio crucial: conciliar crescimento econômico com a preservação do meio ambiente e o respeito às culturas locais. Diante desse cenário, o I Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável (CTCS), acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no The One Eventos, na capital mineira. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável representa cerca de 10% do PIB global e gera milhões de empregos. No entanto, o crescimento desordenado do setor tem causado danos à biodiversidade, aos recursos naturais e ao patrimônio cultural. O CTCS foi idealizado com base nessa preocupação crescente, aliada ao reconhecimento do papel central que o Brasil pode desempenhar como destino turístico sustentável. 

O objetivo é fomentar o debate sobre o turismo sustentável, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor. A iniciativa busca transformar o turismo em uma atividade que respeite o meio ambiente, valorize a cultura local e gere benefícios sociais para as comunidades e é organizada pela Efkaz Turismo e Cezario ESG, com apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult) e patrocínio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Belotur. O Congresso também é aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Como fazer turismo no Brasil

O I Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável pretende promover uma reflexão sobre a responsabilidade de rever a maneira como é feito o turismo no Brasil. Segundo Rodrigo Cezário, um dos organizadores do evento, “acreditamos que, ao reunir especialistas, profissionais e líderes de diversas áreas, estamos plantando as sementes para um futuro onde o turismo seja mais responsável e sustentável, respeitando as riquezas naturais e culturais do nosso país e promovendo o desenvolvimento econômico de maneira ética.”

Serão realizadas palestras com a presença de especialistas que abordarão temas essenciais, como governança, inovação, economia circular, gestão sustentável, acessibilidade e preservação do patrimônio nacional. Em paralelo, haverá uma feira de negócios com oportunidades de conhecer produtos e serviços inovadores para o setor.

Com a participação estimada de 650 pessoas, o evento é direcionado para profissionais do setor de turismo, como empresários, gestores de destinos turísticos, representantes de agências de viagens, hotéis e restaurantes. Também são esperados acadêmicos, pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de sustentabilidade, gestão ambiental e ciências sociais.

A iniciativa atrairá representantes governamentais, responsáveis pela formulação e implementação de políticas públicas, bem como membros da sociedade civil, organizações não governamentais e ativistas ambientais. O objetivo final é criar um legado positivo para o futuro dos destinos turísticos, das comunidades locais e do trade turístico no Brasil.

Serviço I Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável

  • Data: 30 e 31 de outubro
  • Local: The One Eventos – Av. Raja Gabaglia, 1143 – Luxemburgo, Belo Horizonte (MG)
  • Horário: O dia inteiro, a partir das 9h
  • Inscrições: Link 
  • Valor da inscrição: R$ 250 inteira (estudantes pagam meia entrada)

Fonte: Assessoria de Imprensa