- O encontro de chefes de Estado da COP30 está prevista para 6 e 7 de novembro, em Belém (PA), enquanto a conferência ocorrerá entre 10 e 21 de novembro.
- Decisão de antecipar a cúpula, que integra as atividades oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, visa garantir discussões com “mais tranquilidade e organização”, “sem a pressão da rede hoteleira.”
- O anúncio foi feito pelo secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia.
- Foto: Isabela Castilho/ COP30 Amazônia
O governo brasileiro decidiu que a cúpula de chefes de Estado da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, será antecipada e está prevista para acontecer nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, em Belém, capital do estado do Pará. A decisão foi informada por Valter Correia, secretário extraordinário para a COP 30, que destacou a importância de realizar a abertura com mais tranquilidade e organização.
“A cúpula faz parte da COP, e a antecipação é uma decisão do Brasil. Isso nos dá tempo para uma reflexão mais aprofundada, sem a pressão da rede hoteleira ou da cidade, além de ajudar a organizar melhor a abertura oficial do evento”, explicou Correia.
A Cúpula faz parte das atividades oficiais da Conferência, que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro, e colocará o Brasil no centro das discussões globais sobre mudança do clima. O governo federal, em conjunto com os governos do Pará e Belém, trabalha para garantir infraestrutura e acomodações adequadas aos participantes durante os onze dias de evento.
Amazônia como palco dos debates
Com mais de 400 anos de história, Belém, capital do estado do Pará, é um importante centro cultural, econômico e logístico da Amazônia. O Brasil, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, conforme carta da presidência brasileira da COP30, busca fortalecer o multilateralismo, conectar a sociedade civil e acelerar a implementação do Acordo de Paris, destacando a importância da cooperação internacional, da ciência e da conservação das florestas para combater a mudança do clima.