Abralatas: Brasil recicla 100% das latas de alumínio

  • De acordo com entidades responsáveis pelo programa de reciclagem do país, mais de 390 mil toneladas foram recicladas em 2022;
  • Volume é equivalente às 31,85 bilhões de unidades comercializadas pelos fabricantes de latas de alumínio ao longo do ano;
  • Dados foram obtidos pela Recicla Latas, com apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).
  • Foto: Cátilo Cândido, presidente da Abralatas. Crédito: Andre Coelho/Valor

Os recicladores processaram em 2022 um total de 390,2 mil toneladas de sucata de latinhas de alumínio, montante equivalente às 31,85 bilhões de unidades comercializadas pelos fabricantes de latas ao longo de todo o ano. O índice de reciclagem de 100% alcançado pelo Brasil é inédito e evidencia o sucesso na reciclagem de latas de alumínio para bebidas. Os dados foram obtidos pela Recicla Latas, com o apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

O índice de reciclagem de 2022 é o maior da série histórica, superando o anterior de 2021 de 98,7%. Nos últimos 15 anos, a média está acima de 95%, confirmando o Brasil como um dos maiores recicladores de latinhas do mundo e fazendo desse setor um exemplo de economia circular.

“O ano de 2022 foi atípico, mas estamos felizes por alcançarmos um recorde. Houve um ajuste de estoques na cadeia produtiva, com reflexos até mesmo no nosso índice de reciclagem. No final das contas, houve um fluxo maior de latas para a reciclagem” comentou Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas e atual presidente do conselho da Recicla Latas.

Sucesso da logística reversa

Para Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas, o resultado comprova que o sistema de logística reversa brasileiro das latas de alumínio é robusto e maduro. “Nossos associados continuam aperfeiçoando esse modelo e mantendo nossos índices em patamares elevados, inclusive em cumprimento aos compromissos que assumimos com o Ministério de Meio Ambiente”, afirma.

Segundo o secretário executivo, as ações de reciclagem da Recicla Latas são amplas e estruturadas, refletindo em resultados extremamente positivos como esse. “Além de recuperarmos todo o montante colocado no mercado, ainda realizamos campanhas de educação ambiental e projetos de capacitação de gestores públicos e cooperativas de catadores. Aliás, os catadores são peça fundamental nesse sistema e é nossa prioridade melhorar suas condições de trabalho”, conclui Renato.

“Este resultado consolida o alumínio como solução estratégica para a economia circular. O protagonismo da indústria brasileira na reciclagem de latas para bebidas se deve aos investimentos do setor do alumínio na ampliação e modernização das fábricas de reciclagem e em rede própria de coleta, e reafirma a capacidade da cadeia de atender à toda demanda nacional.”
Janaina Donas, presidente executiva Abal

A reciclagem da latinha evitou a emissão de mais de 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) nos últimos 10 anos e injeta aproximadamente R$6 bilhões anualmente na economia, contribuindo na geração de trabalho e renda para mais de 800 mil catadores. São 36 centros de coleta em 19 estados, centros de laminação e reciclagem e 25 fábricas da embalagem em todas as regiões do Brasil.


Sobre a Abralatas Fundada há 20 anos, a Abralatas é a voz da indústria de latas de alumínio para bebidas no Brasil. Com o objetivo de representar os interesses comuns dos seus associados, une as empresas de todas as partes do processo produtivo e trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do setor, sempre por meio de estímulos à economia circular.

Sobre a Recicla LatasInstituída em julho de 2021, é a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil. Compromissos-chaves: Garantir a manutenção do índice de reciclagem da latinha em patamar de 95%; otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia da lata de alumínio; investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
promover campanhas de educação ambiental junto à população.

Sobre a ABALFundada em maio de 1970, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) representa todos os elos da cadeia produtiva do metal, da mineração de bauxita à reciclagem, passando pelo refino, produção de alumínio primário e transformação. Entre outras atividades, produz e divulga dados estatísticos, auxilia na elaboração e na aplicação de normas técnicas, gera e difunde conhecimento sobre o alumínio, incentiva seu uso, além de contribuir com a capacitação profissional do setor. A ABAL trabalha por uma indústria do alumínio cada vez mais competitiva, inovadora, sustentável e integrada.

Fonte: Assessorias de imprensa

Leia mais em ViaVerde News