“A Ciência das Proteínas Alternativas” traz aulas online abertas ao público sobre as tecnologias adotadas na produção de carne a partir de plantas ou cultivadas a partir de células.
A iniciativa faz parte da missão do GFI de realizar pesquisas e disseminar informações sobre o desenvolvimento de produtos a partir de plantas.
O The Good Food Institute – GFI Brasil oferece curso online gratuito “A Ciência das Proteínas Alternativas – Conheça as tecnologias utilizadas para produzir proteínas vegetais, cultivadas e obtidas por fermentação”. O conteúdo é organizado em nove aulas que podem ser assistidas em ritmo individual, destinadas tanto para quem já tem conhecimento sobre o tema, como para quem pretende ingressar neste universo.
As aulas em formato de palestra abordam o que é carne, o que é carne cultivada, biomateriais aplicados à carne cultivada, bioprocessos e as questões críticas para o desenvolvimento de carne cultivada. O aluno tem seis meses para percorrer os nove temas e, após responder o Quiz, poderá receber o certificado. Na própria área do curso é possível acessar artigos, pesquisas, palestras e webinars para aprofundar-se sobre o tema.
As aulas são em português, ministradas por cinco profissionais altamente qualificados:
- Dra. Amanda Leitolis, Ph.D em Biologia Celular e Molecular com mais de 10 anos de experiência em pesquisa laboratorial e 5 anos de experiência no cultivo celular e em engenharia de tecidos;
- Me. Cristiana Ambiel, mestre em tecnologia de alimentos com foco em carnes e com experiência com projetos de inovação em alimentos e programas educacionais;
- Dra. Katherine de Matos, Ph.D. em Engenharia de Alimentos, com mais de 15 anos de experiência no setor de alimentos e bebidas, com conhecimento em segurança de alimentos, atuou em ONGs, empresas privadas e organizações internacionais;
- Dra. Luciana Fontinelle, Ph.D. em Engenharia de Alimentos, tem experiência com projetos de pesquisa e extensão na área de Biotecnologia e Sustentabilidade. Atuou como pesquisadora visitante no Institute of Food Research na Inglaterra.
- Dr. Luismar Porto, professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, engenheiro químico com pós-doutorado nas áreas de Engenharia Biomédica, Engenharia Biológica e Biomateriais. É Ph.D. em Engenharia Química e possui mestrado em Físico-Química.
Acelerar a inovação
O GFI é uma organização em fins lucrativos que trabalha para acelerar a inovação no setor de proteínas alternativas. O instituto defende ser este o caminho para reduzir o impacto ambiental do nosso sistema alimentar, além de resolver quatro grandes desafios atuais: reduzir a fome no planeta, conter as mudanças climáticas provocadas pelo atual sistema de produção de alimentos, mitigar o desenvolvimento de novas doenças infecciosas originadas em animais, criar uma cadeia de produção que não dependa de animais.
No site do GFI Brasil é possível encontrar estudos e pesquisas atualizados sobre plant based. Segundo informações do GFI, o Brasil é estratégico e tem “potencial para liderar o mercado mundial de proteínas alternativas, deixando de ser apenas o celeiro para ser também o supermercado do mundo”.
Serviço
Curso A Ciência das Proteínas Alternativas – Conheça as tecnologias utilizadas para produzir proteínas vegetais, cultivadas e obtidas por fermentação.
Online e gratuito