Todos os caminhos levam à reciclagem

Projeto Ambipar - Retorna Machine
  • Na evolução da economia linear para a circular, a reta final de um produto representa, na verdade, um recomeço para sua reutilização, reciclagem e redução no consumo;
  • O conceito de reciclagem, reuso e redução ganha força em vário setores e a conscientização do consumidor tem papel fundamental na mudança de comportamento;
  • A Unesco instituiu o dia 17 de maio como Dia Mundial da Reciclagem como uma forma de estimular as discussões e busca de soluções para uma destinação correta de produtos e seus resíduos.

Quando a sociedade começou a perceber a inviabilidade do planeta oferecer recursos infindáveis para uma economia baseada no consumismo, foi preciso parar, repensar e encontrar novos caminhos. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO), ciente do problema, instituiu o dia 17 de maio para estimular governos, sociedade e iniciativa privada a refletir sobre uma nova forma de viver e buscar soluções para uma coexistência com os recursos naturais.

A era dos descartáveis e do fast fashion, por exemplo, vem perdendo força para iniciativas inovadoras em setores da beleza, vidro, plástico, alimentos e mesmo programas de fidelidade: acumula pontos quem reciclar, revertido em benefícios.

Envolver os consumidores é a proposta do Programa Triciclo de Fidelidade, da Ambipar Triciclo. O primeiro passo para ser recompensado no Programa é se cadastrar no aplicativo Ambipar Triciclo. Depois, basta localizar os pontos de coleta Retorna Machine para começar a depositar os recicláveis e acumular tricoins, como são chamadas as moedas do programa.

A Retorna Machine é uma máquina de venda reversa que aceita embalagens de alumínio, aço, plásticos em geral, longa vida, vidros, entre outras de material reciclável. Há atualmente unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Amazônia Distrito Federal,

A Recicla Pharma coleta embalagens do setor farmacêutico, bem como medicamentos vencidos ou em desuso, enquanto o Deixaki é no formato de contêiner e destina-se coletar grandes volumes e tipologia de materiais recicláveis pós-consumo.

Todo o material coletado pelos ecopontos é enviado ao Grupo Ambipar para reaproveitamento e reciclagem, gerando matéria-prima, fonte de renda e emprego.

Benefícios sustentáveis

As tricoins, geradas com a entrega dos materiais pelos usuários, podem ser revertidas em diversos benefícios sociais, tais como crédito em transporte público (bilhete único), desconto em fatura de energia, crédito em telefonia e livraria, além de dinheiro em contas digitais de instituições financeira parceiras. 

Para a Ambipar e seus negócios, hoje, regenerar também faz parte de seu propósito, cujos princípios da economia circular servem como pilares: a eliminação de resíduos e a poluição; a manutenção de produtos e materiais em uso, além da regeneração dos sistemas naturais. A Ambipar Triciclo demonstra o propósito com o desenvolvimento de seus equipamentos.

Após seis anos de operação, foram coletadas mais de 25 milhões de embalagens pós-consumo. Há atualmente mais de 240 mil usuários ativos e um parque operacional de mais de 400 ecopontos, distribuídos por 14 capitais. “Nossa meta é ter 800 ecopontos em operação ainda no ano de 2023”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO na Ambipar Triciclo Soluções Sustentáveis.
 

Fonte: Assessoria de imprensa

Leia mais em ViaVerde News