Seres: fábricas 4.0 para produzir carro elétrico

  • Fabricante de veículos SERES utiliza processos sustentáveis de produção para automóveis elétricos em fábricas 4.0;
  • Mais de 70 mercados já contam com veículos da SERES, empresa com unidades nos Estados Unidos e China que quer se tornar relevante no mercado europeu;
  • Grupo Dürr equipou nova linha de pintura em fábrica da SERES na China para otimizar produção em termos de eficiência de energia e recursos.
  • Imagem: Processo rotacional RoDip® M da Dürr para pré-tratamento e eletrodeposição catódica.

O foco do fabricante de veículos SERES não está apenas na tecnologia de acionamento elétrico inteligente, mas também em processos sustentáveis de produção. Para este fim, a empresa encarregou a Dürr de equipar uma nova linha de pintura na fábrica de Liangjiang, em Chongqing, no sudoeste da China, para otimizar o processo de produção em termos de eficiência de energia e recursos. Apenas nove meses após fechar o contrato, a Dürr instalou a tecnologia de purificação da planta e do ar de exaustão, bem como o software.

Os veículos elétricos da SERES estão no mercado desde 2018, e a empresa já embarcou veículos para mais de 70 mercados, desde então. Seu objetivo é tornar-se um player importante no mercado europeu de veículos elétricos. A nova linha de pintura na fábrica de Liangjiang, em Chongqing, pode concluir 60 veículos por hora.

“Para atendermos aos requisitos de um processo de produção capaz de poupar recursos e energia, usamos produtos especialmente sustentáveis da engenharia de fábrica e ambiental e instalamos nossa solução de gerenciamento de energia DXQ”
Yu Lin, Vice-Presidente do setor de pintura e montagem final na Dürr China. 

Imersão rotativa 

O processo de imersão rotativa mecânica RoDip® M é conhecido por poupar energia e recursos durante o pré-tratamento e eletrodeposição catódica de carrocerias de veículos. Enquanto o RoDip® é um clássico no mercado, seus benefícios de sustentabilidade continuam notáveis: seu movimento de rotação em 360 graus, que gira as carrocerias em torno de seus próprios eixos, elimina a necessidade de uma seção de saída inclinada nos tanques de imersão. Esta inovação poupa até seis metros de comprimento por tanque, em comparação com a tecnologia de transportador de pêndulo, reduzindo o uso de água, produtos químicos e energia.

Papelão em vez de água

No futuro, a SERES utilizará o sistema de separação a seco EcoDry X para a remoção do excesso de tinta, uma solução que poupa energia. Este sistema com eficácia de custo baseia-se em filtros de papelão descartáveis e facilmente substituíveis, eliminando a necessidade de água e produtos químicos. A separação a seco minimiza a necessidade de ar fresco, recirculando quase 90% do ar. Em relação a métodos tradicionais de lavagem úmida, esta redução substancial no consumo de energia na cabine de pintura é o diferencial.

O EcoDry X baseia-se em filtros de papelão descartáveis e facilmente substituíveis para trocas de filtro mais rápidas, mesmo durante a produção.

Fábrica inteligente com software DXQ

Os produtos de software DXQ da Dürr exercem um papel significativo no aumento da sustentabilidade, dentro da nova linha de pintura da SERES. O DXQcontrol é utilizado para controle de nível superior da fábrica, rastreando de forma perfeita o ciclo de vida de cada carroceria.

A ferramenta DXQenergy.management fornece uma visão geral transparente do consumo de energia e de mídia em toda a fábrica ou para áreas específicas, como linhas de processo individuais. Dessa forma, a solução de gerenciamento de energia da Dürr permite identificar rapidamente os principais consumidores de energia no nível da fábrica. Além disso, o DXQequipment.maintenance monitora quando componentes individuais, como bombas, válvulas ou filtros, exigem manutenção. 

A solução de gerenciamento de energia certificada DXQenergy.management da Dürr permite a economia de recursos pela produção. 

Estrutura modular

A tecnologia de fábrica da Dürr foi desenhada com uma estrutura modular. Isso permitiu a conclusão eficiente do projeto da SERES em apenas nove meses, desde o recebimento do contrato até o início da produção. A abordagem modular também oferece vantagens para o consumidor: o layout ideal dos módulos individuais, do pré-tratamento aos processos de selagem para cabines de pintura e estufas, torna a produção mais flexível e elimina espaços sem uso na linha de pintura. Em resposta à solicitação da SERES, a Dürr também levou em conta o espaço para uma linha futura de primer no layout

“Estamos muito satisfeitos por ter impressionado a SERES com nosso equipamento modular e o rápido tempo de conclusão do projeto. Desejamos que essa seja uma parceria de longa duração.”
Yu Lin

Leia mais em ViaVerde News