- Programa promove a formação técnica e empreendedora de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em corte, costura e gestão de negócio em Barcerena e Itaiatuba, no Pará;
- Iniciativa é desenvolvida pela Hidrovias do Brasil e já formou mais de 140 pessoas e começa novas turmas no primeiro semestre de 2026.
- Imagens: Divulgação
Nas cidades de Barcarena e Itaituba, no Pará, 50 pessoas acabam de concluir uma formação técnica e empreendedora nas áreas de corte, costura e gestão de negócios. Um diferencial foi o reaproveitamento de 320 quilos de resíduos na produção de mais de mil peças, entre bolsas, mochilas e necessaires. Ao final, o trabalho contribuiu para o incremento médio de 42% na renda dos participantes.
A iniciativa é do Programa Tecer, realizado pela Hidrovias do Brasil e direcionado para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. O objetivo é impulsionar transformações sociais, econômicas e ambientais nas comunidades onde a empresa atua.
“Eu tinha o sonho de costurar, acho bonita a arte que transforma tecido em saia, bolsas… O projeto elevou muito a minha autoestima porque quando você pega um tecido e depois vê a peça pronta, é uma satisfação ver que a gente consegue.”
Ivaneide Lima, formanda do Tecer em Itaituba.
A cerimônia de encerramento do Programa Tecer ocorreu em janeiro, com a presença de autoridades locais, parceiros, participantes e comunidade. O evento também marcou o início da nova edição do programa já para este primeiro semestre de 2026. O projeto já beneficiou mais de 140 pessoas.
“O Programa Tecer nasce da convicção de que oportunidades transformam vidas. Ao oferecer formação técnica, fortalecemos a autonomia dos participantes para que trilhem novos caminhos com independência e confiança. Essa iniciativa, construída junto com a comunidade, reflete o comprometimento da Hidrovias do Brasil com o desenvolvimento socioeconômico local, ampliando oportunidades e promovendo dignidade por meio do trabalho.”
Érika Pardini, gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil.
Sobre a Hidrovias do Brasil : A Hidrovias do Brasil (HBSA) é uma empresa de logística multimodal pautada por uma visão de longo prazo e que conecta a América Latina aos mercados globais. A Companhia presta serviços em corredores estratégicos da América do Sul, movimentando cargas por rios e terminais portuários. Conta com três operações: Corredor Norte, Corredor Sul e a Operação em Santos. Pelo Corredor Norte, transporta 7,2 milhões de toneladas anuais dos grãos que vêm do Centro-Oeste e passam pela hidrovia do Rio Tapajós, entre Itaituba e Barcarena (PA).

