Poluição é o maior problema ambiental urbano

  • Para os brasileiros, os principais problemas ambientais atualmente são a poluição do ar, a falta de sistema de coleta e tratamento de esgoto, poluição de rios/mares, enchentes e alagamentos;
  • Dados são de estudo realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o IPEC, em todo o Brasil;
  • Cerca de oito em cada dez brasileiros (77%) entendem que a gestão municipal pode ajudar no combate às mudanças climáticas, com ações como ampliação das áreas de preservação ambiental e controle do desmatamento e da ocupação das áreas de mananciais.
  • Foto: Timo Volz por Pixabay

O Instituto Cidades Sustentáveis acaba de lançar a Pesquisa Cidades Sustentáveis: Meio Ambiente, realizada em parceria com o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica. A pesquisa mostra que o principal problema ambiental percebido pelos brasileiros entrevistados é a poluição do ar (36% das respostas), seguida pela falta do sistema de tratamento de água e esgoto adequado (24%) e pela poluição de rios e mares (24%).

Ao todo, foram entrevistadas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais, em 127 municípios, em março de 2023 de forma presencial e online. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Atuação das prefeituras

Medidas que podem ser adotadas pela gestão municipal no combate às mudanças climáticas

Expressiva parcela dos brasileiros (77%) entende que as prefeituras podem ajudar a combater as mudanças climáticas. Esta percepção da responsabilidade da gestão municipal cresce conforme aumenta a classe socioeconômica do entrevistado.

Entre as medidas a serem adotadas pelo governo estão a ampliação as áreas de preservação ambiental, o controle do desmatamento, controle da ocupação das áreas de mananciais e a redução do uso de combustíveis fósseis.

Desmatamento da Amazônia

O estudo mostra que 70% dos brasileiros acreditam que o desmatamento na Amazônia tem algum impacto em suas cidades, como o aumento da temperatura, a poluição do ar e o prolongamento de períodos mais secos. Essa percepção é mais forte no Norte e Centro-Oeste (75%) do país, mas também aparece nas respostas dos moradores de outras regiões.

No Sudeste, por exemplo, 73% das pessoas reconhecem algum tipo de impacto do desmatamento da Amazônia em suas cidades. Dois em cada dez entrevistados disseram que não percebem impacto algum.

Pouco mais da metade dos brasileiros (54%) disseram que deixariam de consumir ou comprar algum produto que tenha relação comprovada com o desmatamento da Amazônia (madeira, artigos feitos com ouro, derivados da soja e carne bovina). Cerca de 36% responderam que não deixariam.

Veja mais resultados da Pesquisa Cidades Sustentáveis: Meio Ambiente.

Sobre o Instituto Cidades Sustentáveis – O Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) é uma organização da sociedade civil criada em 2007, com o objetivo de fortalecer as instituições públicas e a democracia, bem como promover o debate sobre o enfrentamento das mudanças climáticas. Produzimos conteúdos, metodologias e ferramentas de apoio à gestão pública municipal e ao desenvolvimento de projetos em rede, utilizando como base indicadores de desempenho nas diversas áreas de atuação da administração pública. A atuação do ICS envolve também a articulação, mobilização e sensibilização de gestores públicos municipais para a implementação de políticas públicas que promovam a melhoria da qualidade de vida da população em seus variados aspectos. Esse trabalho é desenvolvido em duas frentes: a Rede Nossa São Paulo, com foco na capital paulista; e o Programa Cidades Sustentáveis, de âmbito nacional, voltado para todos os municípios brasileiros.

Fonte: Assessoria de imprensa Cidades Sustentáveis

Leia mais em ViaVerde News