- Corantes naturais em tons de vermelho e rosa são recomendados para carnes feitas a partir de plantas;
- Novos insumos da Oterra, produtora mundial de corantes naturais para alimentos e bebidas, integram as linhas ColorFruit® e FruitMax®;
- Pigmentos incluem páprica, beterraba, cenoura preta e a variedade Hansen sweet potato TM além de outros ingredientes naturais. Não é utilizado óleo de palma na composição.
- Imagem: Páprica, beterraba, Hansen sweet potato. Crédito: Site oTerra
Poucas tendências na indústria de alimentos avançam tão rápido quanto as carnes plant based. Esses itens ganham demanda ainda maior por flexitarianos, que concentram suas opções em alimentos vegetais, embora não tenham abdicado completamente da carne de origem animal. Em todos os casos destaca-se a busca constante por alimentação natural e a mais nova solução da Oterra é destinada a esse universo.
A maior produtora mundial de corantes naturais para alimentos e bebidas lança blends para vermelho e rosa das linhas ColorFruit® e FruitMax®, direcionados para a preparação de hambúrgueres, salsichas, carne moída, almôndegas, carne de porco, frios e, até mesmo, filé de salmão ou atum.
Do vermelho para o marrom
Produtores desses itens passam a contar com uma solução que chega já pronta para uso nas mais diversas aplicações, com ampla gama de tonalidades estáveis. Alguns blends específicos da nova linha possibilitam a transição do vermelho para o marrom durante a cocção, proporcionando aos consumidores a experiência de modificação na coloração da carne plant based durante o preparo, tal como acontece nos produtos de origem animal. Isso significa que, visualmente, é possível conquistar impacto surpreendente desde a compra ao momento do consumo.
Adicionalmente, a novidade se destaca por reduzir a complexidade no processo de fabricação. Todos esses benefícios se tornaram possíveis a partir da expertise da equipe multidisciplinar de desenvolvimento da Oterra, que apresenta na nova solução uma combinação especial de pigmentos incluindo páprica, beterraba, cenoura preta e a variedade Hansen sweet potatoTM, além de outros materiais naturais. A nova linha de corantes naturais para carnes plant based da Oterra não tem óleo de palma em sua composição.
Com o uso dos blends para vermelho e rosa das linhas ColorFruit® e FruitMax®, a carne plant based fica ainda mais próxima do conceito clean label, unido duas tendências em ascensão, em um contexto no qual as cores dos alimentos influenciam de 50% a 85% das decisões de compra. Se o alimento natural está no centro das atenções, nada melhor do que a natureza para guiar a atratividade visual, primeiro ponto de contato entre produtos e consumidores.
Sobre Oterra | Oterra é a maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para alimentos, bebidas e suplementos alimentares, bem como para alimentação no mercado pet. O primeiro corante foi lançado em 1876 na Dinamarca e, ao longo de sua trajetória, consolidou liderança no segmento por meio de grande foco em pesquisa e desenvolvimento, além de máxima expertise na aplicação de suas soluções. A organização está presente em 27 países com unidades de produção, laboratórios e escritórios e seu portfólio chega a 112 países em todo o mundo para atender a demanda dos consumidores por alimentos seguros, sustentáveis e naturais.