- Expectativa da foodtech é aumentar em 54% o número de empresas parceiras no segmento de alimentação fora do lar, como restaurantes, cafeterias e redes;
- A proposta é atender demanda de consumidores que buscam opções de refeição e lanches sem ingredientes de origem animal;
- Para difundir as alternativas plant-based, a NotCo customiza produtos de acordo com a necessidade de cada empresa, plano de marketing e trade para comunicação dos itens e consultoria para o desenvolvimento de menus.
A NotCo, foodtech global e referência de alimentos plant-based, aposta em 2023 no setor de food service. A expectativa é aumentar em 54% o número de empresas parceiras que oferecem seus produtos como opções para atender o público que busca conhecer e consumir alternativas de refeições e lanches fora de casa sem ingredientes de origem animal.
Somente no ano passado, a empresa aumentou em 70% o número de parcerias desse tipo em comparação ao ano anterior. Algumas das marcas que passaram a ter opções de produtos plant-based são Quiero Café, Mr Cheney, Casa do Pão de Queijo, B.lem, Boali, Number1Chicken e Splash Bebidas. A startup também atua com outras redes há alguns anos, como Bullguer, Achapa e Borger Burger.
Segundo Vanessa Giangiacomo, head de Marketing da NotCo, o lançamento do NotChicken feito ao lado da Bullguer é um dos maiores cases do food service para promover a alimentação plant-based a novos consumidores. “Assim como o frango à base de plantas, produtos que estão praticamente em todas as mesas brasileiras e podem ser utilizados de várias formas, como a carne e o leite, também possuem versões análogas daquelas de origem animal. Portanto, queremos continuar trazendo novidades que aqueçam ainda mais o mercado”, explica.
Customização de produtos
Além do lançamento de receitas, a NotCo também promove outras frentes de atuação com os parceiros para ajudá-los a explorar o potencial das tendências vegetais, mas mantendo a identidade de cada serviço. Dentre as principais, estão a customização de produtos de acordo com a necessidade de cada companhia e um plano de marketing e trade para comunicação dos itens, mesclando a abordagem a clientes já fidelizados ao diálogo com paladares veganos, vegetarianos e flexitarianos, que vêm aumentando todos os anos.
A foodtech também atua como consultoria para o desenvolvimento de um menu plant-based segundo pesquisas internas sobre o mercado. Com isso, é possível planejar formatos específicos de cardápios, escolhendo desde o tipo de café de preferência do cliente usado pelos melhores baristas até os ingredientes mais adequados para as operações.
“A atenção a esses detalhes e a contribuição de especialistas da gastronomia para montarem receitas deliciosas estimula a população a experimentar alimentos dessa categoria e consolidar hábitos de consumo que ajudam a mudar o mundo, proposta que pretendemos levar a ainda mais pessoas e parceiros em 2023.”
Vanessa Giangiacomo, head de Marketing da NotCo
Mercado plant-based
Uma pesquisa produzida pelo The Good Food Institute (GFI) em 2022 revela que 51% da população brasileira busca diminuir o consumo de produtos de origem animal e 90% quer experimentar opções vegetais. Por números como esses, Giangiacomo aponta que não estamos diante de uma tendência passageira. “É um mercado que veio para ficar, visto que todos os dias mais pessoas escolhem fazer a transição para uma dieta mais sustentável, reduzindo a quantidade de carne no dia a dia sem excluí-la completamente”, diz.
O estudo também ressalta que 18% das pessoas provam alimentos da categoria fora de casa, para depois comprarem no varejo, reforçando que o food service é fundamental para o crescimento desse segmento. “Grandes redes de fast food e restaurantes de alta gastronomia com estrelas no guia Michelin já adotaram ingredientes, receitas e soluções dessa modalidade para seus cardápios. Por esse motivo, as marcas que ainda não olham para o setor tendem a ficar com propostas mais ultrapassadas e desatualizadas com os hábitos dos clientes”, finaliza a head de Marketing da NotCo.
O consumidor final pode comprar os produtos da linha Notco em redes de supermercados, como Pão de Açúcar, St Marche, Carrefour, Shibata, Mambo, Sams Club, Dalben, Pegue Menos, Covabra, São Vicente, Davó, Sevegnago, GoodBom, Hirota, Máximo Supermercado, Tauste, Santa Luzia, Confiança, Emporium. Também estão disponíveis em plataformas digitais de entregas, como Justo, Rappi, Amazon, Mercado Livre, Pão de Açúcar online e Shopper. Mais informações sobre onde comprar.
Sobre a NotCo – Empresa de tecnologia de alimentos plant-based com crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio global, tem como propósito liderar a revolução alimentícia no mundo. A foodtech utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial, para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal e construir receitas originais 100% à base de plantas, que garantam a mesma experiência em sabor e textura dos pratos prediletos dos brasileiros, promovendo o consumo que minimiza o impacto ambiental sendo responsável com o ecossistema. A NotCo é criadora dos produtos referência no mercado à base de plantas, como NotMilkTM, NotBurgerTM, NotChickenTM, NotMeatTM e NotMayoTM. No Brasil possui mais de 2 mil pontos de venda. A marca atua em 12 países: Brasil, Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Canadá, Peru, Paraguai, Equador, Colômbia, Austrália e Bolívia.
2 thoughts on “NotCo vai ampliar parcerias para difundir plant-based”
Comments are closed.