- Fundação Ellen MacArthur lança banco de dados sobre startups circulares para ajudar a acelerar a transformação para uma economia circular;
- O índex está disponível no site da Fundação e contempla empresas selecionadas por incorporar em sua estratégia de negócios um ou mais princípios, como eliminação de resíduos e poluição, circularidade de produtos e materiais, regeneração da natureza.
A Fundação Ellen MacArthur está lançando a versão completa de seu banco de dados de startups circulares. O Circular Startup Index foi criado para ajudar as empresas a descobrirem startups de economia circular, facilitando a inovação e acelerando a transição para a economia circular.
500 startups já estão catalogadas em uma variedade de setores, indústrias e localidades, proporcionando uma vitrine inédita das atuais oportunidades de negócios circulares do mundo.
O Índice, já disponível no site da Fundação Ellen MacArthur, apresenta apenas startups que fazem parte da comunidade da Fundação. Cada uma delas foi selecionada por incorporar um ou mais princípios da economia circular – a eliminação de resíduos e poluição, a circularidade de produtos e materiais e a regeneração da natureza – em sua proposta de negócios.
A Fundação criou o Índice para endossar o papel fundamental que as startups desempenham na transição para a economia circular. Afinal, elas estimulam a inovação, que, por sua vez, possibilita a transição para a economia circular. O desafio está em financiar e escalar propostas de negócios circulares. Agora, essa base de dados facilitará a conexão entre inovação e capital.
Empresas ainda podem se inscrever
Milhares de empreendedores já estão inovando para um futuro em que o lixo seja eliminado, produtos e materiais circulem e a natureza seja regenerada. A Fundação Ellen MacArthur espera que mais startups circulares se inscrevam para fazer parte do Índice e que as empresas comecem a buscar suas parceiras ideais de colaboração.
“Projetar um futuro circular requer inovação radical para repensar como nossa economia funciona. Milhares de startups circulares já estão no caso. Mas eles precisam de mais apoio e investimento. Por isso, criamos o Circular Startup Index para dar visibilidade à amplitude das startups circulares no mercado e ajudar as empresas a descobrir soluções circulares adequadas.”
Ella Hedley, Gerente de Projetos, Startups, Fundação Ellen MacArthur.
“O Circular Startup Index da Fundação Ellen Macarthur já acelerou nosso trabalho, colocando-nos em contato com potenciais parceiros – empresas que estão abrindo caminho e concebendo centenas de soluções circulares. Nós já começamos a trabalhar com uma das empresas que encontramos no Index, e estamos inspirados pela oportunidade contínua de nos envolver com algumas das empresas com mais perspectiva visionária no âmbito da circularidade”. Hugh McCann, gerente sênior de crescimento circular, DS Smith.
A Fundação Ellen MacArthur é uma organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve e promove a ideia de uma economia circular para enfrentar alguns dos principais desafios da atualidade, como as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, desperdício e poluição. Trabalhamos com líderes dos setores público e privado, assim como acadêmicos, para construir conhecimento, explorar oportunidades colaborativas e projetar e desenvolver iniciativas e soluções para uma economia circular. Progressivamente mais baseada em energia renovável, uma economia circular é movida pelas ideias de eliminação de desperdício, reutilização de materiais e produtos e regeneração da natureza para criar resiliência e prosperidade para os negócios, o meio ambiente e a sociedade.
One thought on “Index ajuda a descobrir startups de economia circular”
Comments are closed.