- Fintech Coletando Soluções lança programa Recicla Comunidades, que propõe estruturar espaços para o descarte adequado de materiais pós-consumo para incentivar a reciclagem na Grande São Paulo;
A Coletando Soluções, greenfintech dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão sustentável de resíduos, lançou o ‘Recicla Comunidades’, um programa estruturante que tem como objetivo alcançar o atendimento de donas de casa, comércios, escolas e profissionais da reciclagem (catadores) na região da Grande São Paulo.
O Programa propõe estruturar espaços para o descarte adequado de materiais pós-consumo, incentivando a prática da reciclagem por meio de açõe que promovam a conscientização ambiental.
“Esta abordagem abrangente visa não só transformar o comportamento em relação ao descarte de resíduos, mas também promover uma mudança de mentalidade em relação à importância da preservação do meio ambiente e da promoção da sustentabilidade em todas as esferas da sociedade. A Coletando demonstra que é viável ser profissional da reciclagem (catador), sustentar-se por meio da reciclagem e desvincular a profissão de estereótipos negativos ou degradantes”
Saulo Ricci, CEO da Coletando Soluções
Com uma equipe multidisciplinar e apaixonada pelo meio ambiente, a Coletando Soluções busca maneiras de promover a reciclagem de materiais, contribuindo assim para um futuro mais limpo e sustentável. “Mostrar que resíduos são uma fonte de recurso importante para o fomento e inclusão das minorias também é um dos nossos propósitos”, complementa Saulo.
Cashback e microcrédito
A Coletando Soluções também oferece benefícios aos participantes do ‘Recicla Comunidades’, como cashback, acesso a serviços bancários e microcrédito à população, tornando a participação no Programa não apenas uma ação sustentável, mas uma oportunidade de uma economia circular efetiva e ajudando com a diminuição de desbancarizados no Brasil.
A colaboração de empresas ao apoiar a Coletando é um marco significativo, pois representa uma união de esforços e recursos em prol da inovação e do desenvolvimento sustentável. Este programa não apenas impulsiona a reciclagem, fornecendo aos beneficiários acesso a conhecimento, experiência e ferramentas para reciclarem seu lixo, mas, firmemente, demonstra um compromisso conjunto com a responsabilidade ambiental e social das marcas para com seus consumidores.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
O trabalho da Coletando está intrinsecamente ligado ao atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei nº 12.305, de 02/08/2010. “Ao promover a coleta seletiva, a reciclagem, geração de renda, capacitação, melhores condições de trabalho para os catadores, tecnologia de rastreabilidade e a destinação adequada dos resíduos, a Coletando cumpre não apenas com as diretrizes da legislação, mas também um papel fundamental na construção de uma sociedade mais sustentável e consciente”, explica o CEO.
Além disso, o fomento à economia por meio da gestão adequada dos resíduos traz vigor e esperança ao setor, estimulando a inovação, a geração de empregos verdes e o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio. Dessa forma, a atuação do programa não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também para o fortalecimento da economia sustentável e para um futuro mais próspero e equilibrado.
SOBRE A COLETANDO| A Coletando Soluções é uma startup criada em 2018 por Saulo Ricci – CEO e é dedicada a transformar vidas e comunidades por meio da gestão sustentável de resíduos. Nos últimos anos, temos concentrado nossos esforços nas periferias do Brasil, onde implementamos um inovador sistema de captação de resíduos pós-consumo, proporcionando não apenas uma solução ambientalmente responsável, mas também uma fonte de renda vital para famílias vulneráveis. Acreditamos que o tema da gestão de resíduos merece toda a dignidade e respeito e, por isso, trabalhamos incansavelmente, comprometidos em continuar um trabalho transformador, impactando positivamente as vidas de tantos brasileiros e construindo um futuro mais próspero e sustentável para todos.