Estudantes criam vaquinha para fazer poço

  • Centro Universitário Facens, em Sorocaba/SP, incentiva ações para a solução de problemas reais por meio da Usina de Projetos Experimentais;
  • Alunos de Engenharia desenvolvem projeto para levar água potável a 300 famílias em comunidade de Votorantim/SP.
  • Foto: Divulgação/Facens

Alunos do 8º semestre do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Facens, em Sorocaba (SP), desenvolveram projeto para revitalizar um poço artesiano na comunidade Rosa Luxemburgo, em Votorantim (SP) . O objetivo é levar água potável a 300 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para implementar a iniciativa, os estudantes criaram uma vaquinha virtual para cobrir os custos, que ultrapassam R$ 6 mil para a instalação de bomba, recalque e reservatório.

Foto: Divulgação

A iniciativa visa melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores da comunidade, que atualmente precisam transportar água com baldes e galões até suas casas, sobrevivendo com apenas cerca de três litros de água por dia, por pessoa. Segundo um levantamento feito pelos estudantes, a maior parte dessas pessoas não tem emprego formal e vive em casas improvisadas.

O projeto teve início em agosto de 2023 por meio da Usina de Projetos Experimentais (UPX), que faz parte do modelo educacional do Centro Universitário Facens para que os estudantes de todos os cursos desenvolvam competências técnicas e socioemocionais por meio de desafios reais.

As fases iniciais já foram concluídas, incluindo os estudos da profundidade, vazão, orçamento e dimensionamento da tubulação. Atualmente, a revitalização do poço artesiano, a instalação do conjunto motobomba, a tubulação de recalque da água para um reservatório superior existente no local e a instalação elétrica estão em andamento, mas os alunos precisam de ajuda para finalizar a obra.

Clique aqui para doar qualquer quantia.

Sobre a Facens| O Centro Universitário Facens é um grande hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus – conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos práticos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, signatário do Pacto Global e a 1ª universidade privada no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics, em um espaço verde de 100 mil m², mais de 50 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação.