- Startup E-Moving faz um comparativo entre os dois meios de transporte considerando quesitos como praticidade, conforto, segurança, agilidade e custo benefício;
- Foi considerado como ambiente as vias urbanas.
- Imagem: Canva
Consumidores com consciência ambiental interessados em modais sustentáveis se perguntam o que vale mais a pena: carros ou bikes elétricas?
O estudo da McKinsey & Company “Acelerando a mudança rumo à Mobilidade Sustentável no Brasil” mostra que “o brasileiro é mais sensível do que outras nacionalidades às questões sustentáveis e à mobilidade elétrica”. As barreiras no país para o aumento da adoção de veículos eletrificados estão relacionadas a preços e à falta de previsibilidade na recarga das baterias durante as viagens.
A startup E-Moving, especializada em soluções de mobilidade urbana aliada à tecnologia, decidiu fazer um comparativo entre dois veículos eletrificados disponíveis atualmente em cidades brasileiras: automóveis e bikes elétricas. “As pessoas buscam marcas alinhadas aos seus propósitos de vida, principalmente as novas gerações, que se preocupam mais com o planeta, os transportes, e os veículos elétricos são uma alternativa”, afirma Gabriel Arcon, CEO da E-Moving.
Cinco quesitos de comparação
- Praticidade – Neste quesito, as e-bikes saem na frente, principalmente para pessoas que têm pouco espaços onde moram. “Este é um ponto que muitos levam em consideração quando estão fazendo sua escolha”, diz Arcon. Uma bicicleta elétrica ocupa bem menos espaço do que um carro e os custos de manutenção também são mais baixos, o torna tudo mais prático para quem opta pela e-bike.
- Conforto – O conforto e o espaço são pontos importantes para muitas pessoas e, nesse aspecto, o carro elétrico sai vencedor. Quando o assunto é espaço, os automóveis ganham por comportar mais passageiros e com a vantagem de inclinação dos bancos, algo considerado importante para viagens mais longas. Arcon pondera que alguns modelos de bikes elétricas também possuem estofado de boa linha para melhor a experiência dos passageiros e viajantes.
- Custo Benefício – As bicicletas elétricas saem na frente no quesito valor investido. No comparativo, um automóvel elétrico pode ser adquirido por valor a partir de R$ 120 mil enquanto uma bicicleta eletrificada pode ser encontrada por preço a partir de R$ 4,5 mil. Além disso, dispensa itens burocráticos como busca por licenciamento e chapa de identificação, por exemplo. “Outra vantagem é que o deslocamento de bike ao trabalho pode chegar a 5 km, em cerca de 25 minutos, sem gasto nenhum”, ressalta Arcon.
- Locação – Existe opção para locação de veículos eletrificados e de e-Bikes em diversas cidades brasileiras. Vale verificar com a locadora qual a autonomia do veículo, onde estão os pontos de recarga disponíveis e como é contabilizado o preço da recarga.
- Segurança no trânsito – Tendo em vista a disputa por espaço no trânsito com outros convencionais, híbridos ou movidos a gasolina, a segurança é algo a ser considerado. “Ambos dependem muito de ter uma direção defensiva de seus condutores”, diz Arcon. Os automóveis são considerados pelo senso comum como um meio mais seguro em comparação a veículos com duas rodas. O conceito ganha relevância em condições climáticas adversas, com chuva e pista molhada.
- Sem congestionamento – O trânsito é um grande problema para quem mora nas cidades e a-bike apresenta-se como uma boa solução para trajetos mais curtos, que levariam 20 minutos em rota livre. “As bicicletas podem ajudar a reduzir o trânsito nas ruas e contribuir para a saúde física e mental do usuário, além dos efeitos benéficos ao meio ambiente”, segundo o CEO da E-Moving.
Na hora de escolher entre a bicicleta e o automóvel elétrico, o usuário deve considerar estes diversos fatores. Deve-se pesquisar qual a infraestrutura oferecida em sua cidade como ciclovias, pontos de recarga e condições climáticas para que a experiência de transitar sem emissão de CO2 seja uma experiência positiva e segura.
Sobre a E-Moving |Fundada em 2015, é uma startup especializada em soluções de mobilidade urbana aliada à tecnologia – pioneira em oferecer serviço de assinatura mensal de bicicletas elétricas, como alternativa aos transportes tradicionais. A missão da empresa é ser a melhor alternativa para deslocamentos urbanos de curta e média distância, levando sustentabilidade e qualidade de vida aos usuários das e-bikes, contribuindo para a solução dos congestionamentos e efetuando zero emissões de CO2 na atmosfera. A empresa ganhou vários prêmios- Prêmio Mobilidade Estadão (2023 e 2021), Leão em Cannes e Effie Awards (2019), Empreendedor do Ano EY (2018), Movida (2018), Shark Tank (2017), e acaba de ser certificada pelo Sistema B- movimento global de empresas em prol da promoção de uma sociedade mais sustentável.
2 thoughts on “Carro elétrico vs e-bike: os prós e contras”
Comments are closed.