- Com o apoio de 1.335 mil catadores autônomos cadastrados, foram recolhidas mais de 135 mil toneladas de materiais recicláveis nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande;
- Foram oito pontos de coleta disponíveis de 8 a 14 de fevereiro em uma ação conjunta envolvendo empresas, Poder Público e cooperativas de catadores.
A Central de Reciclagem – Carnaval 2024 recolheu mais de 135 toneladas de materiais recicláveis e gerou renda de R$880 mil distribuídos entre os catadores cadastrados no carnaval de Salvador (BA). A iniciativa foi promovida pela Ambev, em parceria com a startup SOLOS, Prefeitura de Salvador por meio da Limpurb, e as Cooperativas Bariri, CRUN, CAEC, Cooperlix, Canore, Camapet, Coocreja, Cana recicla, Cooperbrava, Coleta Cidadã, Cooperes, Cata Bahia, Cooperguary e Coopcicla,
Com oito pontos espalhados pelos circuitos, sendo cinco no Circuito Barra-Ondina e três no Campo Grande, as centrais contaram com o apoio de 1.335 mil catadores autônomos cadastrados que trabalharam durante os seis dias de ação, recolhendo materiais recicláveis como latas, garrafas pets, invólucros plásticos e sacos de gelo.
Após os dias de festa, todo material coletado foi enviado para 14 cooperativas parceiras, que ficarão responsáveis pela reciclagem dos resíduos.
Para a sócia-fundadora da startup SOLOS, Saville Alves, os resultados da ação no Carnaval de 2024 representam uma grande conquista para a capital soteropolitana. Segundo Saville, garrafas de água, sacos de gelo e invólucros de bebidas geralmente são de plástico e é necessário estimular a reciclagem, para que o material volte para a indústria como insumo. Além disso, a ação gera melhoria de renda para os catadores.
“Salvador é conhecida no mundo inteiro pelo carnaval e suas tantas manifestações culturais que juntam multidões. Por isso a reciclagem é uma etapa indispensável para garantir o destino correto do que é gerado e ainda prezar pela inclusão social e produtiva.”
Saville Alves, sócia-fundadora da startup SOLOS
Desde 2020 já foram recolhidos mais de 292 toneladas de resíduos, o que possibilitou a geração de renda de R$ 2 milhões. A Central de Reciclagem representa o avanço prático na gestão de resíduos em eventos festivos, integrando conscientização ambiental e incentivo financeiro para catadores, além de gerar resultados positivos em prol do meio ambiente e da comunidade.