- Carnaval se alia à sustentabilidade e juntos criam blocos que deixam rastro somente de alegria. Veja as dicas;
- Em São Paulo, a Blocos de Rua.com, maior plataforma de conteúdo de Carnaval de Rua do Brasil, conecta catadoras e catadores por meio da parceria com Pimp My Carroça e com Cataki para oferecer serviço a blocos que se interessarem
O Carnaval é um espetáculo de alegria e celebração que reúne milhares de pessoas nas ruas pelo país e que, muitas vezes, acaba colocando em destaque um problema que é global e está no nosso dia a dia: o descarte dos resíduos sólidos.
A ressaca dos blocos nas ruas se reflete em praias e calçadões sujos, com uma quantidade significativa de itens descartáveis. São itens que desempenham sua função por apenas alguns segundos ou minutos e promovem depois um impacto expressivo e duradouro no meio ambiente.
O primeiro passo para um carnaval mais sustentável para o meio ambiente é promover a conscientização entre bares, restaurantes, ambulantes e foliões sobre a importância de reduzir o uso de descartáveis. Há produtos feitos de materiais que não agridem o meio ambiente, como o plástico biodegradável e compostável, que podem ser encontrados em copos, pratos e talheres.
A recomendação é de Gabriela Gugelmin, diretora de inovação e sustentabilidade da ERT (Earth Renewable Technologies), maior fabricante de plástico 100% biodegradável e compostável da América Latina. A especialista alerta para a urgência de despertar a consciência e educar a população para que todos possam contribuir para um cenário diferente.
“Nosso objetivo é transformar não apenas a festa, mas também o amanhecer do dia seguinte, garantindo que a celebração não deixe rastros negativos no meio ambiente”
Gabriela Gugelmin, diretora de inovação e sustentabilidade da ERT
O melhor é deixar rastros de alegria
Para evitar que atrás do bloco não fique um rastro de sujeira, o melhor é estabelecer em locais estratégicos postos de coleta dos resíduos e sinalizar sua localização para os blocos e foliões. Devem ser oferecidas informações sobre a correta destinação dos materiais após o uso.
O melhor é ter lixeiras devidamente identificadas para os diferentes tipos de resíduos, incluindo uma específica para plástico comum e um para produtos orgânicos/compostáveis. Incentive os participantes a separarem os resíduos adequadamente. Veja outras sugestões:
Educação ambiental na concentração
Realize e engaje-se em campanhas educativas nos locais de concentração e nos desfiles para informar sobre a importância do descarte correto de resíduos. Explique como o uso de materiais compostáveis contribui para a redução do impacto ambiental.
Conexão com empresas de reciclagem
Estabeleça parcerias com empresas locais de reciclagem e compostagem para garantir a destinação adequada dos resíduos. Forneça informações claras sobre como os participantes podem contribuir entregando seus resíduos nos pontos de coleta específicos.
Premiar blocos e foliões
Crie iniciativas de reconhecimento para blocos e foliões que adotarem práticas mais sustentáveis. Premie os grupos que gerarem menos resíduos ou que se destacarem pelo uso de produtos compostáveis. Isso pode promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade durante o Carnaval.
Plataforma Blocos da Rua conecta catadores
Para que o carnaval seja mais sustentável e inclusivo, foi feita na cidade de São Paulo uma parceria entre Pimp My Carroça, a Cataki e a plataforma brasileira de conteúdo de carnaval de rua Blocos de Rua.com. A iniciativa conecta catadoras e catadores, profissionais essenciais nas festas da cidade, aos blocos de rua confirmados na capital paulista.
Os blocos que tiverem interesse poderão assinar um formulário de interesse para trabalhar com catadores. A estratégia não só facilita a limpeza das vias e a reciclagem durante o Carnaval, mas também oferece oportunidades de renda significativa para catadoras e catadores com o uso de tecnologias sociais responsáveis,
Está disponível o Guia de Bolso para um Carnaval com Catadoras e Catadores, material que orienta a relação de blocos, foliões e catadores para desenvolver gestões de recicláveis com esses profissionais de forma simplificada e de fácil adaptação para a realidade de cada folia. O público terá acesso a informações importantes sobre valor de remuneração, equipamentos de proteção individual (epi), infraestrutura básica e outros detalhes.
“Esta é uma oportunidade para aproximar mais blocos de rua de catadores e catadoras de material reciclável. para valorizar o trabalho vital desses profissionais durante um dos maiores eventos culturais do Brasil. Além de manter nossas ruas limpas, estamos proporcionando emprego e reconhecimento para esses profissionais essenciais para preservarmos nossa cidade e o planeta.”
Milena Tobias, coordenadora de Comunicação do Pimp My Carroça e Cataki
A iniciativa também estabelecer um modelo para futuras colaborações em eventos de grande escala, destacando a importância da inclusão social e da responsabilidade ambiental em pequenos, médios e grandes eventos. Unindo tecnologias para conectar agentes das cadeias, não só da reciclagem, mas da cultura, da arte, inovação e demais áreas que nos ajudam a construir sociedades mais justas e sustentáveis.
Sobre o Pimp My Carroça | O Pimp My Carroça surgiu em 2012 a partir de um evento colaborativo no Vale do Anhangabaú no qual foram reformadas e pintadas carroças de catadoras/es de materiais recicláveis, além de atendimento de saúde e atividades culturais. Nos últimos 10 anos, foram criados diversos programas e ações com base em nossa missão: promover visibilidade e a remuneração justa de catadoras e catadores de materiais recicláveis.
Sobre o Cataki | O Cataki é uma tecnologia social desenvolvida pelo Pimp My Carroça, e lançada em 2017, que consiste numa plataforma onde catadoras/es, geradoras/es e outros agentes da cadeia de reciclagem podem se cadastrar e se encontrar conforme sua localização e tipo de trabalho que realizam. Essa tecnologia social tem como missão fortalecer a cadeia da reciclagem com a inclusão socioprodutiva de catadoras/es informais em iniciativas públicas e privadas de gestão de resíduos.
Sobre o Blocos de Rua | BlocosdeRua.com é a maior plataforma de conteúdo sobre Carnaval de Rua do Brasil com mais de 4 milhões de usuários únicos. Cobrindo 10 cidades, nossa equipe de Jornalismo especializada traz informações completas e precisas do carnaval de rua do Brasil. O Blocos de Rua .com é um projeto criado e acelerado pela mexeri.ca, start-up especializada em estratégia digital e conteúdo.