Brasil bate recorde na produção de energia renovável

  • Foram produzidos quase 70 mil megawatts médios nos primeiros meses de 2023, sendo 94% da energia elétrica gerada por fontes renováveis, segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE;
  • Cenário favorável para geração hídrica também permitiu ao Brasil comercializar o maior volume de energia elétrica da história com a Argentina e o Uruguai.

O Brasil produziu quase 70 mil megawatts médios nos primeiros meses desse ano e 94% dessa energia elétrica foram geradas por fontes renováveis. Segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE, este é o maior índice de participação de energia limpa na matriz energética do país nos últimos 10 anos. A maior parte foi gerada pelas hidrelétricas (77%), seguidas das usinas eólicas (12%), solares (3%) e biomassa (2%).

“Estamos chegando ao final do período úmido com níveis confortáveis nos reservatórios de água do país e com boa representatividade das fontes alternativas, que ajudam a complementar a oferta de energia. Será um ano sustentável, no que diz respeito aos ganhos para o meio ambiente, e muito mais confortável do ponto de vista segurança no fornecimento para a população.”

Rui Altieri, presidente da CCEE

O cenário favorável para a geração hídrica ainda permitiu ao Brasil exportar 1.445 MW médios para a Argentina e Uruguai no primeiro trimestre, volume recorde na história das negociações de energia com os países vizinhos. Uma boa parte foi enviada pelo mecanismo de Energia Vertida Turbinável — EVT, uma operação lançada recentemente com o apoio da CCEE para otimizar o uso de recursos hídricos.

Sobre a CCEE – A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.

Fonte: Assessora de imprensa CCEE

Leia mais em ViaVerde News