Alunos da rede pública visitam Museus da Energia

  • Parceria entre a Reciclus e a Fundação Energia e Saneamento promoveu visitas de estudantes da rede pública a unidades do Museu da Energia em São Paulo e Itu;
  • Iniciativa também contou com live do professor de Biologia e youtuber Samuel Cunha.

Em comemoração ao mês do meio ambiente, em junho, a Fundação Energia e Saneamento, em parceria com a Reciclus, associação sem fins lucrativos responsável pela logística reversa de lâmpadas fluorescentes, levou mais de 200 alunos da rede pública de ensino para visitar o Museu da Energia, em suas unidades nas cidade de São Paulo e Itu.

Professor e youtuber Samuel Cunha

O objetivo foi oferecer um dia de diversão e conhecimento. Além do passeio, realizado em 22/06, os alunos também assistiram uma live com participação do professor de Biologia e youtuber Samuel Cunha, que já contribui com conteúdos educativos para estudantes em todo o país, com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube.  

Durante a visita, os estudantes receberam cartilhas educativas da Reciclus além de outros materiais gratuitos. Na capital paulista, 80 alunos da escola Escola Estadual República da Bolívia visitaram as dependências do Museu da Energia, enquanto na unidade do museu em Itu (SP) foram 131 estudantes da escola Emef. Profª Carolina De Moraes Macedo.

A live teve como tema “Guardiões da natureza: como salvar o planeta?” e contou com a participação da assistente do Museu da Energia de São Paulo, Amanda Macedo. Está disponível no YouTube.

“Conseguimos transmitir nossas informações na live e na quinta-feira (22/06/2023) tivemos as visitas que foram incríveis! As crianças  foram bem participativas e tiveram uma aula no fim da visita sobre o descarte correto de lâmpadas com a Reciclus”
Amanda Macedo, assistente do Museu da Energia

Estudantes de escolas públicas visitam unidades do Museu da Energia em São Paulo e Itu (22/06)

A parceria entre as instituições surgiu do interesse da Reciclus pelo trabalho de divulgação científica e educação realizado pelos Museus de Energia. Com a iniciativa, a Reciclus teve como objetivo difundir entre os estudantes de Ensino Fundamental I os cuidados no descarte adequado de lâmpadas fluorescentes e outros resíduos. A Reciclus já coletou 32,1 milhões de lâmpadas e as encaminha para recicladoras homologadas para descontaminação e reaproveitamento de mais de 90% dos seus componentes na indústria.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento – Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Sobre a Reciclus – Entidade sem fins lucrativos, a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – Reciclus é a gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil. Seu papel é operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas fluorescentes em todo o País. Com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), foi criado um Acordo Setorial de Lâmpadas e a partir daí, desde 2017, foram recolhidas mais de 33 milhões de lâmpadas fluorescentes por meio de mais de 3800 mil pontos de entrega implementados pela Reciclus.

Leia mais em ViaVerde News

Deixe um comentário