Estreia no cinema Biocêntricos, sobre vidas transformadas pela biomimética

  • Documentário começa a ser exibido nesta quinta-feira e reúne nove histórias de pessoas cujas vidas foram transformadas por um processo de inovação tecnológica inspirada na Natureza
  • Estreia mundial foi realizada na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e é uma produção da Aiuê em coprodução com Globonews, Globo Filmes, Spcine e a apoio da Natura.
  • Foto em destaque: Débora Castellani, fitotecnista que faz parte do time de Inovação da Natura. Créditos: Divulgação

O documentário Biocêntricos percorre diversos cantos do planeta por meio dos olhos da bióloga Janine Benyus e revela o nascimento e os princípios da biomimética. A metodologia de inovação inspirada na natureza coloca a vida no centro. O filme estreou na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e chega às salas de cinema nesta quinta-feira, 16 de março.

O filme, patrocinado pela Natura, acompanha a rotina de nove personagens em seus campos de atuação e mostra como a bióloga e ativista Janine Benyus influencia a obra de ecologistas, arquitetos, designers, químicos, engenheiros e biólogos com a criação da biomimética – processo multidisciplinar de inovação tecnológica inspirada numa mestra com 3.8 bilhões de anos de experiência: a natureza. Narrado pela própria ativista, o público conhece as motivações e teorias científicas por trás do pensamento dos biomimeticistas, como são chamados os inventores adeptos desta ciência.

Entre as histórias contadas na tela, estão a dos designers Bruno e Pedro Rutman, que desenvolveram uma forma revolucionária de reflorestamento; a de Benki Piyãko, líder indígena e agente agroflorestal que viaja o mundo promovendo o intercâmbio entre os conhecimentos ancestrais e a ciência moderna, e da fitotecnista Débora Castellani, que faz parte do time de Inovação da marca Natura.

Débora foi uma das responsáveis por gerenciar o desenvolvimento do primeiro sistema agroflorestal para o cultivo de óleo de dendê no mundo, o SAF Dendê. Também conhecido como óleo de palma, trata-se do óleo vegetal mais consumido do mundo e é tradicionalmente utilizado na fabricação de produtos cosméticos e de higiene. O SAF Dendê revolucionou a maneira de cultivar essa oleaginosa de maneira sustentável, incluindo diversas outras espécies na produção, sem o uso de agrotóxicos, e gerando renda para os produtores. 

“Biocêntricos” é uma produção da Aiuê, produtora que atua há mais de 10 anos com tripé temático da sustentabilidade, educação e cultura, em coprodução com Globonews, Globo Filmes e Spcine.
 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite o site oficial ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Fonte: Assessoria de imprensa

Leia mais em ViaVerde News