Varejista Assaí ingressa na autoprodução de energia

  • Rede atacadista faz parceria com a Auren Energia e arrenda três usinas solares em Minas Gerais para abastecer as lojas.
  • O objetivo é investir em fonte de energia limpa e avançar no projeto de descarbonização.
  • Imagem: Três usinas que integram o complexo Sol de Jaíba/ Divulgação Auren Energia

A rede de varejo Assaí anuncia sua entrada no modelo de autoprodução de energia, em parceria com a Auren Energia, geradora e líder em comercialização no mercado livre. A iniciativa reforça o avanço do atacadista em seu projeto de descarbonização, ao mesmo tempo em que posiciona a Auren como parceira estratégica de grandes empresas brasileiras na jornada rumo a uma matriz mais limpa.

Por meio do acordo, a rede busca reforçar o foco em fontes de energias limpas para o abastecimento de suas lojas e para isso foram arrendadas três usinas solares no município de Jaíba (MG), que serão responsáveis pelo abastecimento de diversas lojas nos estados do Acre, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal, com estimativa de chegar a cerca de um terço do parque atual de unidades.

Esse é mais um passo da rede na eficiência da sua operação, suprindo a demanda de energia elétrica a partir de uma fonte renovável. O formato do contrato é de consórcio por arrendamento e terá duração de cinco anos. As três usinas, juntas, têm uma capacidade de produção de 36MW médios.

Estamos sempre em busca de práticas sustentáveis e novos formatos para otimizar recursos e mitigar os impactos no meio ambiente.”
Alexandre Araújo, Diretor Administrativo de Operações do Assaí.

O formato do contrato é de consórcio por arrendamento e terá duração de cinco anos. As três usinas, juntas, têm uma capacidade de produção de 36MW médios.

Metas de redução até 2030

A entrada no modelo de autoprodução também segue em linha com a estratégia de sustentabilidade do atacadista. Um dos seus compromissos na frente de meio ambiente é a redução de suas emissões de CO2 e, para isso, tem investido em diversas ações para alcançar a meta de redução, nos escopos 1 e 2, até 2030.

Atualmente, o Assaí conta com 99% das lojas abastecidas com energia renovável em contratos do mercado livre, incluindo, além da solar, as fontes hídrica, eólica ou biomassa. Assim, o arrendamento das três usinas solares também contribuirá no avanço da meta de descarbonização. Ao longo dos cinco anos, o atacadista prevê evitar aproximadamente 86 mil toneladas de CO2.

O Assaí ainda atua em outros pilares para a redução das emissões de gases de efeito estufa em sua operação, incluindo ações como modernização de equipamentos, gestão de resíduos, combate ao desperdício de alimentos e fomento à economia circular. Além disso, a rede também vem atuando na utilização de fontes renováveis desde 2019.

A entrada no mercado de autoprodução de energia é mais um passo importante que estamos dando dentro da nossa operação, com o uso de energia limpa, tornando-a cada vez mais eficiente. Com essa parceria com a Auren, teremos aproximadamente 1/3 do nosso parque de lojas autoproduzindo sua própria energia, usando uma fonte renovável, contribuindo na questão climática e, ainda, na redução de custos.”
Alexandre Araújo, Diretor Administrativo de Operações do Assaí.

A Auren Energia, com longa atuação em geração renovável e líder na comercialização de energia no país, tem ampliado seu portfólio de soluções para apoiar empresas de diferentes setores em seus compromissos ESG. Eduardo Diniz, diretor de Comercialização da Auren, ressalta que a parceria com o Assaí agrega valor e eficiência à cadeia de negócios, além de tornar a companhia mais uma importante referência em transição energética no Brasil. 

“A autoprodução de energia, por meio de parcerias estratégicas, oferece benefícios como redução de custos tarifários, aumento da segurança no fornecimento e melhoria da competitividade comercial. E, além de permitir uma gestão mais eficiente do portfólio e uma previsão precisa dos custos operacionais em diferentes escalas, a iniciativa tem pleno alinhamento às demandas da sociedade pela geração de energia limpa.”
Eduardo Diniz, diretor de Comercialização da Auren

Leia mais em ViaVerde News