O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou em 2021 uma campanha para alertar as pessoas sobre a emergência climática e a necessidade (auto)preservação. Além do icônico vídeo do dinossauro viralizado nas redes sociais, a campanha também pergunta qual é a a sua desculpa para não fazer algo pelo planeta (e por nós mesmos)?
O vídeo não é novo, mas o problema persiste. A Agenda 2030, com seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) vem sendo disseminada como “um apelo universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que até 20230 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade”.
O PNUD está presente em cerca de 170 países e também no Brasil. São três focos de atuação: Desenvolvimento sustentável, Governança democrática e construção da paz, resiliência ao clima e a desastres.
Há vagas!
A conscientização das pessoas sobre o seu papel na preservação ambiental e da vida é fundamental para que haja uma mudança de comportamento. Para quem tem interesse em trabalhar na causa, a boa notícia é a de que há vagas disponíveis que são periodicamente publicadas no site do PNUD Brasil.
De acordo com a organização, há um empenho em obter diversidade nas equipes de trabalho considerando gênero, nacionalidade e cultura. “Pessoas de grupos minoritários, incluindo grupos indígenas, e pessoas com deficiência são igualmente encorajadas a se candidatar”, informa.
Atualmente há vagas na modalidade “Individual Contract (IC)”, que consiste na contratação de serviços de pessoa física para entregar resultados claros e quantificáveis. Os interessados devem se candidatar por e-mail de acordo com as orientações indicadas em cada processo. Entre as oportunidades, estão: Associado(a) de Tradução Técnica, Assessor de Comunicação, Gerente de Projetos , Analista de Gestão do Conhecimento.