Projeto estimula a criação de abelhas

  • Melhor Mel é realizado desde 2011 pela Melhoramentos nas cidades de Camanducaia (MG) e Bragança Paulista (SP);
  • Iniciativa possibilita a apicultores regionais instalar apiários nas fazendas de eucalipto da empresa, de onde são retiradas as fibras de celulose de alto rendimento;
  • A safra de 2022 produziu mais de 3 mil quilos de mel.
  • Imagem: Sonia Maria Toledo Goulart, apicultora do projeto Melhor Mel. Crédito: Divulgação

Utilizar seus espaços da forma mais sustentável para gerar impacto positivo ao seu entorno e ao planeta é um dos principais objetivos da Melhoramentos, companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário. Com esse objetivo, a empresa realiza desde 2011 o projeto Melhor Mel nas cidades de Camanducaia, na região de Monte Verde (MG) e Bragança Paulista (SP).

O projeto permite que apicultores das regiões instalem seus apiários nas fazendas de eucalipto da Melhoramentos, de onde a empresa extrai a fibra de celulose de alto rendimento. A iniciativa resolve uma questão de espaço – um desafio que os apicultores enfrentam para a criação de abelhas. Atualmente, o Melhor Mel conta com mais de uma centena de colmeias e cada uma delas produz em média 20 quilos de mel. A última safra (2022) alcançou mais de 3 mil quilos de mel produzidos.

Papel das abelhas

As abelhas têm uma função primordial de preservação de matas nativas. São polinizadoras indispensáveis na preservação da biodiversidade e, também, contribuem diretamente na produção de alimentos. Além disso, o projeto também tem uma vertente econômica, conferindo, por meio do empreendedorismo, renda aos apicultores participantes, o que ajuda a impulsionar a produção, além de favorecer o desenvolvimento econômico da região. 

Este é o caso do apicultor José Aparecido Goulart, proprietário do Apiário Flores da Serra, localizado no distrito de Monte Verde. Segundo ele, participar do projeto Melhor Mel permite que ele e sua família vivam da apicultura e dos subprodutos que comercializam a partir da produção de mel, como mel puro, mel composto e derivados, incluindo, própolis, xampus e sabonetes.

Luiz Paulo Toledo Goular, José Aparecido Goulart e Sonia Maria Toledo Goulart, apicultores do projeto ‘Melhor Mel’, da Melhoramentos | Foto: Divulgação

 “Estamos sempre pensando em crescer e expandir nossos negócios. Nosso produto é de alta qualidade já que nossas abelhas produzem um mel 100% natural. Isso porque o mel provém de uma florada predominantemente silvestre, da Mata Atlântica. Extraímos, utilizamos e comercializamos os produtos com a matéria-prima fabricada pela própria natureza.”
José Aparecido Goulart, proprietário do Apiário Flores da Serra.

Karin Neves, diretora Jurídica, de Sustentabilidade e Pessoas da Melhoramentos, afirma que apoiar e estruturar projetos que têm como meta a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades de entorno é parte fundamental do propósito da empresa. “Para a Melhoramentos, nosso crescimento só faz sentido se for em benefício do meio ambiente e se nosso entorno crescer junto.”

Sobre a Melhoramentos – A Companhia Melhoramentos de São Paulo, é uma companhia de capital aberto que atua, diretamente ou através de suas controladas, nos segmentos Editorial, Cultivo e Manejo de Florestas, fabricação de Fibras de Alto Rendimento de Celulose e Desenvolvimento Imobiliário. A Melhoramentos se posiciona como agente de transformação no mundo, realizando, empreendendo e sendo protagonista do futuro em seus negócios. Segue comprometida com o desenvolvimento sustentável do País, agregando valor aos seus produtos, serviços e empreendimentos. Fundada há mais de 130 anos, a Melhoramentos tem sua sede em São Paulo e unidades de produção nas cidades de Camanducaia (MG), Bragança Paulista (SP) e Caieiras (SP).

Leia mais em ViaVerde News