Parceria resulta em concentrado sustentável para resíduos de polipropileno

  • Trabalho conjunto da Milliken com a PureCycle desenvolveu processo que separa cor, odor e outros contaminantes dos resíduos de polipropileno para transformá-lo em resina pura.
  • O primeiro concentrado totalmente sustentável possibilitará que o plástico se torne verdadeiramente circular e seja reutilizado em sua aplicação original, em vez de ser reaproveitado em produtos de menor valor.

A Milliken se uniu à PureCycle para apoiar e aumentar seu processo de reciclagem – patenteado, desenvolvido e licenciado pela Procter & Gamble. Este processo separa a cor, o odor e outros contaminantes de resíduos de polipropileno (PP) para transformá-los em resina ultrapura.

Agora, no que já é visto como um novo marco para a sustentabilidade, as duas companhias revelaram o próximo passo de sua visão compartilhada: o primeiro concentrado totalmente sustentável para PP, com base em um veículo de resina reciclada. Este novo concentrado possibilitará um maior uso de seu conteúdo. Isso permitirá, por exemplo, que o material se torne verdadeiramente circular e seja reutilizado em sua aplicação original, em vez de ter que ser reaproveitado em produtos de menor valor.

Segundo o vice-presidente global de Aditivos para Plástico da Milliken, Wim, Van de Velde, está sendo lançada uma nova classe de soluções baseadas em resinas PureCycle e o primeiro produto é um concentrado com o clarificante Millad NX 8000 ECO.

Por que isso é tão especial?

Segundo Van de Velde, esta solução é a primeira no mercado a realmente oferecer um pacote sustentável que combina três coisas: uma verdadeira resina à base de PP reciclado; o próprio concentrado, que normalmente é adicionado em uma taxa de liberação de 1-2%, também derivado de uma fonte de PP reciclado; e o agente de clarificante Millad NX 8000 ECO, que, por permitir processamento em temperatura mais baixa, leva a economia de energia de 8%. “A combinação desses três fatores entrega uma solução totalmente sustentável que garante um menor uso de energia e uma pegada de carbono menor – algo único na indústria”, diz o executivo da Milliken.


A reciclagem mecânica tem tradicionalmente a menor pegada de carbono. No entanto, hoje, a circularidade é o maior problema com essa abordagem por questões relacionadas ao contato com os alimentos e à transparência. A tecnologia PureCycle é aprovada pelo FDA (equivalente à Anvisa brasileira) para resina pós-consumo (PCR) e, em geral, as resinas PureCycle permitem ainda uma pegada de gás de efeito estufa 35% menor em comparação com as resinas virgens. Isso coloca a tecnologia em vantagem frente à química via pirólise.

Parceria permitiu solução única e sustentável

“Mesmo com uma tecnologia inovadora como a que possuímos, a ajuda de Milliken foi fundamental para nosso ponto de partida. Com essa parceria, a PureCycle pode oferecer uma solução única e sustentável de resina de polipropileno, de alta qualidade e para um amplo espectro de aplicações”, aponta Dustin Olson, CEO da PureCycle Technologies. “Para nós, uma solução que não comprometa o processo de nossos clientes significa que nossos parceiros não precisarão ajustar suas operações para trabalhar com nosso produto. Isso é diferente em comparação com muitos recicladores mecânicos”.

Crescer em escala é um desafio contínuo e a PureCycle, por isso, está atualmente aumentando suas capacidades de produção. Além de concluir sua primeira fábrica em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa vai instalar duas linhas em uma nova fábrica em construção na Geórgia, também nos EUA. Está ainda fechando uma parceria na Coreia do Sul e com planos para outra parceria no Japão. “Nosso crescimento global é bom para o planeta e bom para os consumidores”, diz Olson.

“Temos um produto especial que pode mudar o quadro reciclagem. Estamos executando o nosso plano estratégico para entregar esse produto ao mundo porque o mundo precisa dele”.

Dustin Olson, CEO da PureCycle Technologies

A parceria com a PureCycle se alinha à estratégia global da Milliken. Do ponto de vista técnico, a substituição da resina virgem por resina baseada em PureCycle reduz as emissões de gases de efeito estufa do escopo 3 da empresa. De uma perspectiva estratégica, trabalhar em colaboração contribui para gerar mudanças e impactos mais rápidos.

“Ao realizar parcerias, a indústria do plástico obterá sucesso em seu desafio de ser sustentável. Acreditamos, em essência, que trabalhar juntos para realizar mudanças, bem como combinar nossas tecnologias e inovação, nos permitiu trazer algo revolucionário para o mercado, capaz de provocar um grande impacto na melhoria da sustentabilidade em PP”, diz Van de Velde. “Estamos juntos porque somos líderes técnicos do setor. Trata-se de uma aliança estratégica com uma visão alinhada. O cliente quer soluções reais com impacto real. A parceria Milliken/PureCycle oferece isso”, conclui.

Fonte: Assessoria de imprensa Milliken

Leia mais em ViaVerde News