- Organização especializada em criar hubs de emergência por todo o Brasil, Movimento União BR concentra-se agora em ações no Rio Grande do Sul e já enviou mais de 300 mil itens para diversas cidades do Estado.
- Ações são realizadas em parceria com o Governo do Estado do RS, Defesa Civil, ONGs locais e cozinhas solidárias.
- Interessados em contribuir podem fazer doação por meio de PIX. Objetivo é auxiliar as famílias impactadas de forma emergencial.
- Imagem: Sobrevoo por áreas afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Movimento União BR, organização especializada em criar hubs de emergência por todo o Brasil está atuando no Rio Grande do Sul desde que a região foi afetada pelas fortes chuvas, em setembro de 2023. Com essa nova tragédia ambiental, a ação foi intensificada. Já foram arrecadados para esta emergência R$ 14 milhões em doações e itens, incluindo refeições desidratadas com fácil armazenamento e específicas para serem usadas em tragédias, kits de higiene pessoal, filtros purificadores de água com capacidade de 10 mil litros por dia, cobertores e colchões.
O trabalho está sendo realizado em parceria com o governo do estado do RS, Defesa Civil, ONGs locais e cozinhas solidárias e tem o objetivo de auxiliar as famílias impactadas de forma emergencial. Como a entidade já estava atuando no local, a logística se torna mais eficiente e assertiva. A entidade está atuando novamente com o programa Aviões Solidários da Latam para realizar as entregas.
A ajuda está indo para as cidades mais afetadas pelas chuvas, como: Alvorada, Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias, Charqueadas, Colinas, Cruzeiro do Sul, Esteio, Estrela, Gravataí, Jaguari, Lajeado, Montenegro, Muçum, Porto Alegre, Rocca Sales, Santa Maria, Santa Rita, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Triunfo, Venâncio Aires e Vera Cruz.
O Movimento União BR está recebendo ajuda das seguintes empresas e entidades:Itaú Unibanco, Petrobras, Instituto Helda Gerdau, Cosan, Banco Safra, Febraban, Vibra, N.ideias, Shell Brasil, XP inc, Instituto Stone, seguradoras Zurich e Zurich Santander, Latam, Fedex, Fundação Alves de Queiroz, Raízen, Ultragaz, Agência Multicase, Servier, Grupo Boticário, LetzGo, Ypê, HDI Seguros e Liberty Seguros, Esportes da Sorte, Instituto Far Hinode, Instituto Lojas Renner, Alba Seguradora, Movimento Bem Maior, Fundação Amor Horizontal, Fundação Maria Emilia, BrazilFoundation, farmacêutica VITAMEDIC, VNP Advogados, Grupo Trigo, Fundação Gerações e Instituto Carisma. O Instituto da Criança é o gestor financeiro da campanha.
“Nós já estávamos no Rio Grande do Sul deixando o nosso trabalho de legado de reconstrução, principalmente de escolas e habitação, quando mais uma tragédia ambiental aconteceu. Somos uma instituição apartidária, mas estamos agindo lado a lado com o Governo do RS e com os parceiros locais para fazer chegar os itens de ajuda emergencial. E o trabalho continua depois, ainda por um bom tempo, pois a situação ainda fica crítica por meses e vamos apoiar nessa reconstrução.”
Tatiana Monteiro Barros, fundadora do Movimento União BR
Quem tiver interesse, pode fazer um PIX para doe@movimentouniaobr.com.br. Os dados para transferências bancárias são: Instituto Conexão Solidária, CNPJ 41.358.903/0001-26, Banco Caixa Econômica Federal, agência 3018, Operação 003, Conta 2417-2.
Doação de colchões
Diante do impacto das intensas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Positivo adota medidas solidárias, com a doação de 300 colchões e o lançamento de uma campanha de arrecadação de fundos. O principal propósito é angariar recursos para adquirir mais colchões, um dos itens mais escassos e urgentemente necessários no momento. Toda a renda arrecadada será utilizada para a compra de novos colchões destinados às vítimas.
A campanha está sendo organizada pelo Instituto Positivo, com o apoio dos colégios da Rede Positivo, Curso Positivo, Central Positivo, Posigraf e Aprende Brasil Educação. A colaboração de qualquer valor pode ser feita até dia 8 de maio, pelo link. É possível acompanhar o status da arrecadação e da entrega no Instagram do Instituto Positivo.
Doação de gasolina
A RodOil, distribuidora de combustíveis gaúcha, está doando gasolina para abastecer as embarcações, jet ski e barcos, que estão fazendo o resgate de pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Inicialmente, cinco mil litros de gasolina foram distribuídos para a usina do Gasômetro, em Porto Alegre, para os resgates dos desabrigados da região das Ilhas, para Canoas e zona Norte da capital, e para as cidades de Rocca Sales, Muçum, Caxias do Sul e Arroio do Meio.
O presidente da RodOil, Roberto Tonietto, afirmou que a doação será contínua e direcionada à voluntários que fazem a distribuição conforme a demanda de cada local, auxiliando embarcações oficiais e de civis que estejam fazendo resgates.
As doações estão sendo coordenadas pelo voluntário Rossano Faé Mendonça, que pode ser contatado pelo número (54) 99104-9800, e que faz a entrega aos pontos que necessitarem de gasolina. Importante ressaltar que os pedidos devem ser feitos somente por quem está fazendo os resgates por jet ski ou barco e serão disponibilizados conforme o estoque da distribuidora.