- Programas sociais de países da América Latina, incluindo Brasil, são beneficiados pela iniciativa da indústria de alimentos;
- Empresa pretende ser protagonista na construção de um futuro alimentar mais justo para a região.
- Imagem: Divulgação
A Kraft Heinz, empresa de alimentos com atuação mundial, ampliou seus esforços de doação de alimentos na região da América Latina, onde também investiu na expansão de seus negócios. Entre os países beneficiados pelo programa social estão Chile, Costa Rica, México e Venezuela, que receberam 145,23 toneladas de alimentos até o mês de agosto de 2023. Só o Brasil recebeu 259 t, o que totalizam 404 t doadas.
As ações são realizadas com o apoio de entidades locais, selecionadas através de uma auditoria realizada pela área ESG. O processo tem como objetivo identificar instituições de renome e credibilidade para garantir o destino adequado dos produtos ao maior número de pessoas necessitadas. “Estamos estreitando laços com as comunidades e conhecendo mais instituições locais para criar uma agenda de doações cada vez mais consistente e integral”, afirma Bruno Keller, CEO da Kraft Heinz para a América Latina.
Segundo o executivo, a iniciativa se enquadra nos compromissos institucionais de Kraft Heinz com a região, “Alimentando um futuro com mais sabor”, segundo o qual a empresa será uma das protagonistas em contribuir para um futuro alimentar mais justo na América Latina.
O gerente da ESG da Kraft Heinz para a LATAM, Renan Cremonesi, afirma que a iniciativa pretende acumular lucros a longo prazo. “O programa de doação de alimentos da Kraft Heinz é uma oportunidade viável que identificamos em todos os países onde operamos na América Latina, para mitigar os efeitos devastadores da insegurança alimentar que atingiu proporções alarmantes e afecta milhões de famílias na nossa região. Nosso objetivo não se limita a proporcionar melhores condições de vida no presente a estas populações, mas a gerar um legado positivo de apoio comunitário e educação nutricional para as gerações futuras.”
Doações no Brasil
Foram doadas até o final de agosto no Brasil 259 toneladas de alimentos. A iniciativa da Kraft Heinz Brasil faz parte do movimento #ComidaNãoPodeFaltar, criado pela companhia em 2020 para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Como parte do movimento, a companhia implementou o projeto “Nerópolis sem desperdício de alimentos” em parceria com a plataforma Comida Invisível um projeto piloto que visa combater a fome e o desperdício de alimentos no município de Nerópolis, em Goiás. A empresa tem duas fábricas na região, O projeto inclui produtores e empresários locais, comunidade e, também, rede de ensino, passando pelo combate à fome, ao desperdício de alimentos e pela educação.
Doações no Chile
No Chile, 84,500 quilos de alimentos foram doados por Kraft Heinz nos primeiros cinco meses deste ano, e entregues a pessoas necessitadas através da entidade Rede de Alimentos. A associação abrange as regiões da capital federal, Santiago. No país, a Kraft Heinz mantém instalações de distribuição e é uma região estratégica para a empresa.
Doações no México
No México, a distribuição esteve a cargo do Banco Diocesano de Alimentos de Jalisco, localizado em Guadalajara, capital do Estado de Jalisco e coração da segunda maior região metropolitana do país, com mais de 4 milhões de habitantes. A Kraft Heinz tem, desde 2005, sede administrativa e unidade industrial em Guadalajara.
Desde o início de 2023, Kraft Heinz já doou 32,630 quilos de alimentos às populações atendidas pela instituição. Criada em 1992, a entidade civil mexicana dedica-se a combater a fome e a desigualdade no abastecimento de alimentos através da distribuição de alimentos excedentes a famílias vulneráveis. O modelo da unidade Jalisco inspirou a criação da rede BAMX (Banco de Alimentos do México), com 55 unidades no país.
Costa Rica e Venezuela
Na Costa Rica, as doações totalizarão 21,3 toneladas de alimentos, com o apoio da instituição Banco de Alimentos. Nos primeiros cinco meses de 2023, outros 7,150 quilos de alimentos foram doados e distribuídos a populações necessitadas na Venezuela através das entidades Fundação Manos Amigas, Conselho Communal la Capilla, Semilitas Sagrado Corazón de María e Fundación Esperanza de Vida. As entidades cobrem as regiões da capital federal, Caracas, e as cidades de Valência, no Estado Carabobo, e La Victoria, Estado de Aragua. No país, Kraft Heinz mantém instalações desde 1960, na cidade de San Joaquín, em Carabobo.
Sobre o Kraft Heinz – A Kraft Heinz Company está impulsionando a transformação através de seu propósito, Vamos tornar a vida deliciosa. Os consumidores estão no centro de tudo o que a empresa faz. Com vendas líquidas de aproximadamente 6900 milhões de dólares no quarto trimestre de 2020, a Kraft Heinz está comprometida com o crescimento das suas marcas icónicas e emergentes de alimentos e bebidas à escala mundial. A empresa aproveitou a escala e a agilidade para libertar todo o poder da Kraft Heinz através de uma carteira de plataformas de produtos orientadas para o consumidor. Composta por cidadãos globais, a empresa se dedica a ter um impacto sustentável e ético no mundo enquanto ajuda a alimentar as pessoas de forma saudável e responsável. Saiba mais sobre a viagem da Kraft Heinz Company visitando www.kraftheinzcompany.com ou siga-nos no LinkedIn e Twitter.