- Conferência Ethos 360º discute as possibilidades de acesso à energia de forma democrática e as soluções desenvolvidas pelas empresas;
- Participam do debate online, nesta quinta-feira (24/08), representantes do Instituto Pólis, da Eletrobras, da EDP Brasil e do Ethos;
- Conferência também aborda a descarbonização nos setores de transporte e energia, logística reversa do vidro e a importância de uma agenda ESG para sustentabilidade dos negócios.
A Conferência Ethos 360° vai discutir a Pobreza energética: impactos, desafios e ações de enfrentamento, abordando as possibilidades de acesso à energia de forma democrática e as soluções que as empresas estão desenvolvendo nesse sentido.
A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) estabelece como pobreza energética a “falta de acesso equitativo a serviços de energia confiáveis, eficientes e seguros para as necessidades básicas, que garantam as condições de vida humana e o desenvolvimento econômico e, cujo pagamento por serviços de energia, não consuma parcela superior a 10% da renda do domicílio”.
O acesso à energia equitativo e de qualidade faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU. O Objetivo 7 preconiza que os países devem “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos” (UN, 2020).
O painel vai discutir a pobreza energética a partir do viés de direito humanos, aprender mais sobre o panorama brasileiro e ouvir como as empresas do setor têm implementado ações que democratizem as políticas de acesso à energia de qualidade em comunidades em situação de vulnerabilidade.
Quem vai debater
Participam da conversa Maria Gabriela Feitosa, do Instituto Pólis, Pedro Villela Capanema Garcia, gerente de Responsabilidade Social da Eletrobras; Samanta Roberto, da EDP Brasil; e a coordenadora de Projetos em Direitos Humanos, na área de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, Scarlett Rodrigues.
Em formato online, o evento será realizado na terça-feira, 24/08, e terá transmissão ao vivo de todas as mesas no dia a partir das 10h30, no canal do Instituto Ethos no YouTube. A programação também inclui painéis Reduzir e Reciclar, D&I e o engajamento da cadeia de suprimentos, os riscos de ESG para a sustentabilidade dos negócios, caminhos para descarbonizar o setor de transportes, a contribuição do alumínio para a descarbonização do setor automotivo.