Dilemas do consumidor na economia circular

  • Videocast “Deu Química” traz cinco episódios abordando o engajamento do consumidor na economia circular, impacto social, catadores e cooperativas, o papel da indústria.
  • O papel do consumidor é essencial, pois é ele quem vai fomentar nas empresas a necessidade de implementar modelos relacionados à circularidade.
  • Série está disponível no youtube, spotify e onono+. plataforma do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF responsável pela produção.
  • Imagem: Videocast “Deu Química” com Ornella Nitardi, gerente da onono BASF

Já estão disponíveis os cinco episódios sobre o tema Economia Circular do videocast “Deu Química!” produzido pelo onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF. Entre os temas tratados na série estão o que é economia circular, o engajamento do consumidor, impacto social, os catadores e cooperativas e o papel da indústria.

Os episódios podem ser acessados no youtube, spotify e onono+. Nesses bate-papos, os convidados também dividem seus desafios e histórias de sucesso para inspirar e engajar novos participantes nas diversas cadeias de valor. Conheça os episódios:

O que é Economia Circular?

 No primeiro episódio, Ornella Nitardi, Gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais, onono BASF, busca responder “O que é Economia Circular?”. O bate-papo aborda os princípios desse modelo econômico inovador, desafios, oportunidades e experiências de Cecília Seravalli, Gerente de Sustentabilidade da Nestlé e Gabriel Estevam, Head de Inovação da Ambipar.

O dilema do consumidor

Em “Consumidor: o dilema de cada um na Economia Circular”, Ana Michi, Gerente de Sustentabilidade e Compromisso Social da BASF para Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, recebe Raissa Pinati do Nascimento, Especialista de operações, Economia Circular e Gestão de resíduos, da Trashin e Marcos Iorio, Vice-Diretor do CCD Circula, que exploram os papéis dentro da economia circular, compromisso social e conscientização sobre como direcionar melhor os resíduos para favorecer a circularidade.

“O consumidor às vezes acaba querendo se esquivar dizendo que não é o papel dele mas nós somos um dos agentes principais. Então se educando se conscientizando verificando quais os hábitos de consumo que eu como consumidor estou tendo, o que eu posso cobrar das marcas e se perguntar sobre compras compulsivas: isso é necessário ou não é.”
Raisswa Pinati do Nascimento, especialista de Operações, Economia Circular e Gestão de Resíduos da Trashin.

A realidade dos catadores

 O episódio três aborda “Economia Circular e impacto social”, abrindo a possibilidade de impulsionar melhores condições de vida às pessoas, os principais desafios sociais e como a tecnologia é uma forte aliada no fortalecimento dessa cadeia no papo entre Tereza Montenegro, Presidente da Cooper Viva Bem, Elaine Santana, Gerente de Responsabilidade Social e Direitos Humanos da Braskem e Caroline Lima, Gerente de Sustentabilidade e Compromisso Social para a América do Sul da BASF.

Elaine Santana, gerente de Sustentabilidade BASF e Tereza Montenegro, presidente Cooper Viva Bem. Imagem do videocast.

“A cooperativa é o final de uma cadeia e início de outra. A cooperativa é protagonista de um todo, mas ninguém quer saber dessa parte financeira; Graças a Deus temos a logística reversa que veio para nos alavancar. O dinheiro da logística reversa é utilizado em nossa cooperativa para os equipamentos, sua conservação e parcerias.”
Tereza Montenegro, presidente da Cooper Viva Bem

Oportunidade para pessoas vulneráveis

Ampliando a abordagem sobre novos modelos que favorecem o impacto social positivo, Xis Catalita, Coordenador de Inteligência de Mercado e Insights da BASF recebe Roger Koeppl, Fundador e Presidente da Yougreen e Erich Burger, fundador e diretor de Desenvolvimento de Negócios do Recicleiros para falar sobre os “Elos da Economia Circular: Catadores e Cooperativas”.

Este quarto episódio comenta a realidade dos catadores, a logística reversa e as cooperativas como parceiras estratégicas na gestão de resíduos e inclusão social.

Qual o papel da indústria

Para encerrar a série, Rafael Viñas, Gerente de Negócios em Economia Circular da BASF avalia “O papel da Indústria na Economia Circular” contando com a experiência de sucesso da empresa de cosméticos em barra B.O.B., contada por Guilherme Dias Gonzaga, sócio e Head de Supply e P&D da companhia. Além da importância da parceria entre as empresas para fomentar a economia circular, eles comentam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) relacionados e as formas de engajar os consumidores, um dos elos fundamentais para o sucesso da circularidade.

Acesse os cinco episódios do Videocast:  youtube, spotify e onono+.

Sobre o onono®| Somos o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF criado para conectar e aproximar o ecossistema de transformação digital. Somos um espaço aberto, vivo, tecnológico e humano pronto para receber qualquer pessoa que queira cocriar conosco, trabalhar, estudar ou simplesmente se inspirar. Conectamos clientes e não clientes da BASF com o ecossistema de inovação aberta a fim de discutir novos modelos de negócio ou desenvolver projetos focados em impactar positivamente a sociedade, tanto do ponto de vista econômico quanto social e ambiental. Além das startups, estudantes universitários também se conectam com a BASF e com os clientes para ajudar a solucionar os desafios existentes. Estamos gerando valor para a sociedade e apoiando a BASF a criar química para um futuro sustentável. Somos uma plataforma de conteúdo e eventos que atualmente atende um ecossistema composto por mais de 50 mil pessoas e que continua crescendo.


Sobre a BASF | Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 funcionários do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é composto por seis segmentos: Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 87,3 bilhões em 2022. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.

Leia mais em ViaVerde News