Crianças plantam árvores em Londrina

  • Projeto Mais Verde mobiliza 24 voluntários de 7 e 8 anos para plantar mudas de 10 espécies nativas da Mata Atlântica em local de preservação no Paraná.
  • Ação sustentável do Instituto A. Uoshii envolveu alunos da Escola Municipal Norma Prochet em homenagem ao Dia da Árvore (21/09).
  • Foram plantadas 25 mudas de graviola, jambo, pitanga, gabiroba, jatobá, grumixama, carambola, canela de cheiro, cereja e fruta do conde.

Graviola, Jambo, Pitanga, Gabiroba, Jatobá, Grumixama, Carambola, Canela de Cheiro, Cereja e Fruta do Conde. Ao todo, 25 mudas de 10 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica foram plantadas por estudantes de 7 e 8 anos da Escola Municipal Norman Prochet, por meio do projeto Mais Verde, do Instituto A.Yoshii. A ação aconteceu na Chácara Graciosa, localizada na zona sul de Londrina (PR), em alusão ao Dia da Árvore (21/09).

Voluntários mirins (Divulgação)

A ação de plantio realizada pelo Instituto A.Yoshii faz parte dos esforços de revitalização e preservação de uma área protegida e naturalmente coberta por vegetação nativa, com a função crucial de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade do local. 

A iniciativa está em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco especial na Meta 11, que visa apoiar relações positivas com o meio ambiente para o desenvolvimento regional.Para o voluntário João Lucas Bombonatto, a experiência foi marcante. “Hoje eu tive a oportunidade de plantar minha primeira árvore. Foi um sentimento único e quero continuar participando de ações como esta. É muito bom disseminar a conscientização sobre a importância do meio ambiente”. 

A importância de pequenas atitudes

O objetivo do projeto é promover o voluntariado, o contato com a natureza, preservar o meio ambiente e proporcionar aos participantes a experiência ao ar livre e a emoção de plantar uma árvore, que pode se tornar um marco especial para muitas pessoas. Ao promover o plantio de árvores, o Instituto incentiva o reflorestamento de áreas desmatadas e contribui para a redução da emissão de CO2. 

“A sustentabilidade é um pilar importante do Instituto A.Yoshii, e a ideia deste projeto é colaborar com as questões ambientais e sustentáveis para deixarmos um mundo melhor para nossos filhos.” Aparecido Siqueira, presidente do Instituto A.Yoshii

A ação também serve como uma oportunidade para todos refletirem sobre a importância de pequenas atitudes de cuidado com o planeta. Nos últimos anos, voluntários plantaram centenas de mudas de árvores nativas, como Graviola, Jambo, Pitanga, Gabiroba, Jatobá, Grumixama, Carambola, Canela de Cheiro, Cereja e Fruta do Conde. 

Sobre o Instituto A.Yoshii Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, meio ambiente e cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 15 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e à educação. Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações:

Fonte: Assessoria de imprensa