- Primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil percorre itinerário que começa em Barueri e segue para Suzano, Franca, Campinas e a capital;
- Projeto tem sessões gratuitas de cinema para a população e oficina de educação ambiental com linguagem audiovisual para crianças e jovens.
- Furgão, equipado com placas fotovoltaicas, carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura da paz.
O projeto CineSolar completa dez anos em 2023 e anuncia sua programação, que começa em Barueri, segue para Suzano, Franca, Campinas e a capital paulista a partir do próximo fim de semana. A proposta consiste em oferecer sessões gratuitas de cinema para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Além disso, o público pode visitar o furgão que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura da paz.
O furgão do CineSolar é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela.
Com infográficos, iluminação e decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo Brasil e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
Parceria com Unesco
Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolar colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas):
- saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.
Segundo a coordenadora e idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario, “a parceria com a Unesco é fundamental, tanto para sensibilizar a população na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo chamado Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixar esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos”, afirma.
O CineSolar é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da Ecolab e apoio da Prefeitura Municipal de Barueri, por meio da Secretaria de Cultura. A realização é da Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
As ações previstas fazem parte da comemoração de 100 anos da Ecolab, patrocinadora do projeto. “A companhia tem como propósito tornar o mundo mais limpo, seguro e saudável, protegendo as pessoas e os recursos vitais. O CineSolar é ótimo exemplo de projeto que, além de incentivar o cuidado com o meio ambiente, ainda leva atividades de lazer para comunidades em situação de vulnerabilidade social, disseminando conhecimentos sobre sustentabilidade”, ressalta Carolina Simonetti, gerente de Comunicação da Ecolab no Brasil.
Programação Barueri
- Sessões de Cinema
- Entrada gratuita, não precisa de ingresso
- Atrações: : pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
- Sexta-feira (26/05)
- Horário: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens
- Horário: 20h – 2ª sessão: filme “WALL-E”
- Local: Quadra de Esportes – Rua Ilha Bela, s/n – Jardim Maria Cristina
- Sábado (27/05)
- Horário: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens
- Horário: 20h – 2ª sessão: filme “WALL-E”
- Local: Conjunto Habitacional Jardim dos Altos – Rua Primavera, s/n – Jardim dos Altos
- Domingo (28/05)
- Horário: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens
- Horário: 19h – 2ª sessão: filme “WALL-E”
- Local: Quadra de Esportes – Rua Ilha Bela, s/n – Jardim Maria Cristina
Sobre o CineSolar – O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas – que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, proporcionando acesso às técnicas básicas que compõem a linguagem cinematográfica.
Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas.O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).
O CineSolar conta com patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas B iowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.
O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.