Abertas inscrições para olimpíada escolar pelo meio ambiente

  • A WWF-Brasil e a associação Quero na Escola anunciam as inscrições para a Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas.
  • A competição contempla estudantes de escolas públicas e privadas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de todo o Brasil.

A Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, organizada pela associação Quero na Escola, está com as inscrições abertas para a sua segunda edição com novidades: a competição colaborativa será estendida ao 1º ano do Ensino Médio, além de contemplar estudantes 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país.

Um novo tema formativo, Segurança Alimentar, foi incluído na olimpíada em 2023, juntando-se a outros nove temas atuais que se conectam ao currículo escolar e são caminhos importantes para restaurar a natureza e a conexão das pessoas com ela. Ao mesmo tempo em que a produção e o consumo de alimentos são as atividades humanas que geram maior impacto ambiental no mundo, elas dependem da natureza preservada para continuarem a alimentar a população mundial.

“A olimpíada é uma ótima oportunidade para que os estudantes explorem as relações de interdependência entre o cuidado com o meio ambiente e o nosso bem-estar. Por exemplo, é imprescindível que os sistemas de produção supram as necessidades de alimentação da população em harmonia com a natureza e de maneira justa para todos.”

Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza no WWF-Brasil

A olimpíada é composta por duas fases simultâneas: a fase online, que apresenta os temas formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente, e a fase prática, realizada em grupo, em que as crianças e jovens irão desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, mudanças na gestão da comunidade, campanhas de engajamento ou qualquer ação criativa que promova a restauração dos ecossistemas. Os alunos acumulam pontos em ambas as fases. Também é possível ganhar pontos convidando amigos para a Restaura Natureza.

Um processo de escuta foi realizado com professores e profissionais de educação de diversas cidades brasileiras para que a Restaura Natureza contemplasse as demandas da comunidade escolar. O desenvolvimento da olimpíada também considerou as necessidades e temas urgentes apontados por especialistas em restauração do WWF-Brasil e parceiros técnicos.

“Em colaboração, essa equipe priorizou temas urgentes como a defesa dos direitos de comunidades tradicionais e povos indígenas e a crise do clima e da biodiversidade, que estão afetando fortemente a humanidade, como vemos no noticiário todos os dias, afirma Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil.

A Restaura Natureza tem como embaixador o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. Também são parceiros institucionais o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Criativos da Escola, do Instituto Alana. Conta com o apoio da marca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Comercial, com quem o WWF-Brasil iniciou em 2021 uma parceria de três anos pela restauração do Cerrado e da Mata Atlântica, e da Aegea.

Inscrições pelo site.

Sobre o WWF-Brasil – O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 26 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática.

Sobre a Quero na Escola – A Quero na Escola é uma associação sem fins lucrativos dedicada a iniciativas educacionais. Usa a tecnologia para ouvir as demandas dos estudantes por aprendizados além do currículo obrigatório e conecta voluntários para atender às solicitações dentro das próprias escolas públicas.

Fonte: Assessoria de imprensa WWW-Brasil

Leia mais em ViaVerde News