- A SGS, especialista mundial em testes, inspeção e certificação, inaugura o primeiro laboratório em São Paulo para realizar testes de eficiência energética de ar-condicionado;
- Testes em aparelhos residenciais possibilitarão aos fabricantes oferecer produtos testados e aprovados, contribuindo para redução do consumo de energia elétrica.
- As análises consideram os novos padrões de conformidade da Portaria nº 269/2021 e recebeu a acreditação do Inmetro.
- Imagem: Laboratório da SGS localizado em Piracicaba/SP. Crédito: Divulgação
A SGS, especialista líder mundial em testes, inspeção e certificação, inaugura o primeiro laboratório no estado de São Paulo habilitado a atender a demanda imediata de testes de eficiência energética de ar-condicionado, dentro dos novos padrões de conformidade da Portaria nº 269/2021. Localizado em Piracicaba (SP), o espaço acaba de receber a acreditação da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).
O local servirá de base para realizar testes de eficiência energética de aparelhos de ar-condicionado residenciais, incluindo modelos Split, Cassete e de janela, permitindo que as fabricantes ofereçam um produto testado e aprovado aos consumidores, contribuindo com a redução do consumo de energia elétrica e para um ambiente mais sustentável.
O espaço vai utilizar equipamentos de última geração e funcionará dentro do complexo da SGS, em Piracicaba, que possui longa experiência no mercado brasileiro de testes, inspeção e certificação. Além do laboratório de ar-condicionado, que está situado dentro do Laboratório de Conectividade & Produtos, o complexo também possui um laboratório Industrial e um laboratório dedicado aos Recursos Naturais. A estrutura possui acesso a importantes rodovias e aeroportos, facilitando a logística dos fabricantes interessados no serviço e conta com um time de profissionais altamente capacitado.
Eficiência energética
“A acreditação do laboratório pela CGCRE representa um marco significativo para a SGS, que busca investir ainda mais no mercado de testes de eficiência energética no Brasil”, declara Luiz Ferri, gerente de operações sênior da SGS.
“Com nossa acreditação e capacidades aprimoradas em Piracicaba, estamos expandindo nosso escopo de atuação no país, oferecendo serviços de alta qualidade e contribuindo para o avanço da eficiência energética e para um mundo mais sustentável.”
Luiz Ferri, gerente de Operações Sênior da SGS
De acordo com Ferri, a Portaria nº 269/2021 contribui com um mundo mais sustentável, uma vez que apresenta uma metodologia de medição do consumo de energia dos produtos mais atuais. “O consumidor pode conferir as informações na nova etiqueta, que tem como base uma tabela criada pelo INMETRO em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobras”, explica o executivo. Entre outras informações, o selo revela o consumo de energia. Outra mudança foi a ampliação das classes de energia, que passam a contar com mais duas categorias (de A a F), aumentando as exigências.
Sobre a SGS – A empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como referência global em sustentabilidade, qualidade e integridade. Nossos 98.000 funcionários operam uma rede de 2.650 escritórios e laboratórios, trabalhando juntos para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interconectado.