Folhagem colorida é tendência para jardins

  • Na primavera, os jardins floridos podem ser substituidos por plantas com folhagens em diversos tons, ideal para quem não tem tempo para cuidar diariamente.
  • Evento em Holambra apresentou a tendência para o mercado de flores e plantas ornamentais.
  • Espécies com tonalidades como amarelo, laranja, vermelho e, claro, verde, podem trazer vivacidade e alegria ao ambiente. São plantas mais resistentes ao calor e às mudanças nos padrões hídricos.

Variedades de crótons, begônias, congéias, marantas e aglaonemas estão entre as plantas ornamentais capazes de colorir os jardins, mesmo sem produzir flores. Nesta primavera, as alterações climáticas movimentaram a floricultura nacional para a oferta de espécies e variedades que sejam mais resistentes ao calor, às mudanças nos padrões hídricos e com respostas favoráveis à manutenção da fitossanidade em condições de pressão ecoambiental. 

Durante o 28º Veiling Market, feira de negócios da Cooperativa Veiling Holambra realizada no início de setembro, o espaço “Vitrine de Tendências” foi dedicado à exposição de produtos que detêm efetivos potenciais de inovação para o futuro do mercado de flores e plantas ornamentais brasileiro. 

O engenheiro agrônomo Dr. Hélio Junqueira, da Hórtica Consultoria, é especialista em tendências para o setor de flores e plantas ornamentais e curador do projeto “Mentoria de Tendências” da Cooperativa Veiling Holambra. Nesta edição, Junqueira destacou plantas como a nova variedade de SunPatiens, a Red Candy, que são impatiens (popularmente conhecidas como maria-sem-vergonha, beijos ou não-me-toques), mais resistentes ao sol.

Em sua “Vitrine” estão as Begônias, com destaque para a variedade Viking Red on Chocolat, além das congéias (foto), da família das trepadeiras, muito vigorosas, volumosas e exuberantes, com textura delicada em suas brácteas rosadas e lilás.

A Magna Flora trouxe para o Veiling Market um grande jardim colorido com a sua coleção de crótons: Queen, King, Petra, Neon, Gingha e o lançamento cróton Nectarine, além de epidendrum e ficus lirata.

Produção de Crótons (imagens cedidas pelo produtor)

O cróton Nectarine, apesar de apresentar as cores mais tradicionais dos crótons – vermelho, laranja, amarelo e verde – tem os tons vibrantes e um formato de folha diferente, mais arredondadas, e podem chegar a um palmo de diâmetro.

Sobre Veiling Holambra – Centro comercial e logístico do mercado nacional de flores e plantas. Com mais de 30 anos de tradição no setor, a cooperativa possui uma infraestrutura compatível com o que há de mais avançado no setor de perecíveis em todo o mundo. O moderno complexo inclui a informatização em sua totalidade com recursos exclusivos, como o pregão eletrônico, trazido para o Brasil em 1989, e os canais de vendas à distância e operações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Possui mais de 450 cooperados e um número superior a 1 mil clientes ativos.

Leia mais em ViaVerde News