- Área de preservação ambiental da Instituição Casa da Fonte, em Jundiaí/SP, recebeu mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica;
- Crianças e adolescentes da instituição plantaram as mudas há um ano utilizando adubos sustentáveis e o Bosque da Fonte criou vida.
A paisagem do Jardim Horizonte, bairro de Jundiaí/SP, está se transformando. Isso graças ao crescimento significativo das árvores plantadas no Bosque da Fonte, um projeto socioambiental que completa um ano neste mês de outubro. O espaço está localizado nas dependências da Casa da Fonte, uma área de preservação ambiental de mil metros quadrados, no qual foram cultivadas mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
O plantio foi executado em boa parte pelas crianças e adolescentes atendidos pela Casa da Fonte, associação socioeducacional sem fins lucrativos patrocinada pela Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ). Para reforçar o conceito de sustentabilidade, os fertilizantes utilizados nas plantas também fazem parte de um processo ecológico alinhado com o conceito de economia circular.
Ou seja, todo o adubo orgânico utilizado no plantio das mudas e durante o processo de crescimento das árvores é fabricado a partir do lodo gerado no processo de tratamento de esgoto da CSJ, em conjunto com outros resíduos. A iniciativa tem o apoio da Tera Ambiental, empresa que produz fertilizantes agrícolas a partir da compostagem de resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais em Jundiaí.
“O Bosque da Fonte, um pequeno pulmão verde em meio à cidade, é um exemplo de sustentabilidade e preservação ambiental para os estudantes e toda a sociedade.”
Lívia Baldo, especialista em gestão de resíduos e gerente da Tera Ambiental.
Segundo a gerente da Tera Ambiental, Livia Baldo, a empresa apoia o projeto com o propósito de colaborar para a educação e consciência ambiental dos jovens da Casa da Fonte, bem como promover mais qualidade de vida para a região; “O bosque está se formando rapidamente nesse período de apenas um ano. Além disso, as crianças e adolescentes que ajudaram a formar essa pequena reserva crescerão com as árvores, cuidando delas e sabendo dos benefícios que proporcionam a todos”.
Dentre as espécies que crescem no Bosque da Fonte estão a babosa branca, pau jacaré, guapuruvu, timbaúva, paineira rosa, araçá amarelo, cereja do rio grande, grumixama amarela, pitanga, uvaia, embiruçu e araçá vermelho. O projeto tem o patrocínio da CSJ e apoio do Departamento de Água e Esgotos de Jundiaí (DAE) e Tera Ambiental, que é a fornecedora dos fertilizantes orgânicos desde o plantio ao desenvolvimento das plantas.
Sobre a Casa da Fonte | A Casa da Fonte, fundada em 2005 e mantida pela CSJ, oferece alfabetização, reforço de aulas de português e matemática, atividades de raciocínio, criatividade e iniciação a desenho, dança, jazz, ginástica artística, tricô, crochê, bordado, tapeçaria, tear, biscuit e bijuteria. Há, também, cursos de corte e costura, cabeleireiro, pedicure e manicure para adultos. Além disso, a instituição estabelece parcerias com as escolas do bairro para ajudar na manutenção de projetos pedagógicos. Com o suporte de uma equipe técnica experiente e dedicada aos objetivos do projeto, a entidade atende mensalmente 250 crianças e adolescentes, além de 120 adultos.
Sobre a Tera Ambiental | Pioneira, a Tera Ambiental nasceu há mais de 20 anos com o propósito de promover a Economia Circular por meio da valorização e transformação de resíduos orgânicos industriais, agroindustriais e urbanos, com o objetivo de gerar valor para clientes, sociedade e o meio ambiente.
Atendendo empresas dos mais variados setores, portes e ramos de atividade, possibilita a contribuição ambiental através da reciclagem de efluentes e compostagem em escala industrial, resultando na produção de adubos orgânicos ricos em matéria orgânica para a agricultura, paisagismo e uso doméstico.