Dunlop usa pneus usados para produzir novos

  • Fabricante adota o conceito de economia circular TOWANOWA e usa negro de fumo sustentável na produção de pneus novos em larga escala;
  • Material é feito por meio de um processo de reciclagem química que utiliza pneus em fim de vida útil e aparas de borracha;
  • Os novos produtos demonstraram desempenho estável e consistente ao longo de toda a corrida no ambiente do automobilismo.
  • Foto: Divulgação/ Dunlop

A fabricante Dunlop adotou o uso de negro de fumo sustentável na produção de pneus em larga escala. O insumo é fabricado utilizando aparas de borracha geradas no processo fabril e pneus em fim de vida útil (ELTs, na sigla em inglês), que são triturados. Esses materiais passam então por processo de reciclagem química e tornam-se matéria-prima para novos produtos.

A solução é baseada no conceito de economia circular para a indústria de pneus denominada TOWANOWA, que foi desenvolvida pela Sumitomo Rubber Industries e pela Mitsubishi Chemical. As duas empresas estabeleceram uma estrutura de colaboração na qual ambas realizam iniciativas de reciclagem de recursos para o negro de fumo sustentável, uma das principais matérias-primas dos pneus.

A Dunlop vem implementando iniciativas para reduzir o impacto ambiental, incluindo a promoção do uso de matérias-primas sustentáveis. A fabricante forneceu, em agosto, pneus de competição feitos com o negro de fumo sustentável para uma série de corridas, que apresentaram bom desempenho.

Na Classe GT300 da 4ª etapa do AUTOBACS SUPER GT 2025, o veículo equipado com os pneus conquistou vitórias em dois dias consecutivos. Os equipamentos demonstraram desempenho estável e consistente ao longo da prova. É importante resssaltar que o automobilismo está na linha de frente do desenvolvimento de pneus, onde as tecnologias mais avançadas são constantemente introduzidas.

A Dunlop informa que seguirá empenhada em reduzir o impacto ambiental, aprimorar o desempenho e a segurança dos pneus e expandir suas soluções e serviços. Por meio dessas ações, pretende contribuir para a geração de novo valor aos clientes e para a construção de um futuro sustentável para a mobilidade.

Leia mais em ViaVerde News