Cresce interesse pelo turismo sustentável

  • O setor hoteleiro tem avançado no movimento de oferecer estruturas sustentáveis para os hóspedes;
  • Estudo realizado há oito anos consecutivos pela plataforma internacional de serviços para turismo Booking.com, mostrou em sua edição 2023 que que 74% dos viajantes querem que as agências de turismo ofereçam opções de viagem mais sustentáveis.
  • Veja dicas para reconhecer práticas de hotelaria sustentável.
  • Imagem: Trilhas de florestas; fonte: Hotel Cristalino Lodge

No primeiro semestre de 2023, o Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas de outros países, número que representa quase o total (92%) de todo o período do ano passado segundo o Ministério do Turismo (Mtur). Neste cenário positivo, é bom saber qual o perfil atual do turista estrangeiro.

Um outro estudo, realizado há oito anos consecutivos pela plataforma internacional de serviços para turismo Booking.com, mostrou em sua edição 2023 que que 74% dos viajantes querem que as agências de turismo ofereçam opções de viagem mais sustentáveis. Foram entrevistados 33,2 mil usuários em 35 países e territórios.

Levantamento apresentado pelo Sebrae em 2022 mostrou que o maior interesse dos viajantes em relação ao Brasil refere-se aos atrativos nos quais o meio ambiente é o cenário principal ou coadjuvante. Por exemplo, Cristo Redentor (RJ), Cataratas de Foz do Iguaçu (PR), Amazonas, Porto de Galinhas (PE) e Ouro Preto (MG).

Cataratas do Iguaçu. Crédito Werner Sidler por Pixabay

Como reconhecer o turismo sustentável

Juliana Parmiggiani, professora dos cursos de Turismo e Hospitalidade do Senac EAD, revela que as ações de responsabilidade social e ambiental independem do porte do estabelecimento. O importante é avaliar como contribuir com o consumo consciente e o não desperdício dos recursos naturais. A professora algumas das práticas mais importantes:

  • Uso consciente da água
  • Projeto de captação de água de chuva
  • Troca de lâmpadas pelos modelos de LED e tomadas com sensores de presença
  • Investir em projetos de energia renovável como a solar
  • Reciclagem;
  • Separação e destinação correta do lixo.

Desta forma, para que um hotel ou pousada sejam considerados sustentáveis, deverão adotar ações que viabilizem o equilíbrio ambiental e social do empreendimento, como projeto de coleta de resíduos, uso consciente de água e energia elétrica e reciclagem, por exemplo.

“É importante esclarecer que as ações citadas são importantes para a hospedagem e podem envolver os hóspedes também, como no caso do consumo consciente de água. Atualmente, vários hotéis e pousadas já colocam uma placa no quarto perguntando se o cliente quer que lave as toalhas todos os dias ou não”, acrescenta a educadora.

Sete soluções para o conceito de hotelaria sustentável

A 60ª edição da Equipotel, evento para profissionais de hospitalidade que é referência na América Latina, trouxe alguns destaques sobre como a sustentabilidade pode estar presente em toda a cadeia operacional dos meios de hospedagem.

Alimentos e bebidas

No caso do setor Alimentos e Bebidas, as opções snacks vegetais são alternativa para hóspedes que mantém uma dieta alimentar equilibrada. “Por serem veganos, rico em fibras, proteínas e sais minerais, não modificados geneticamente e zero glúten, se destacam como diferencial aos industrializados. Eles podem ser inseridos em redes hoteleiras, resorts, em experiências de aeroportos e restaurantes, por exemplo”, conta Ruimara Stein, gerente de marketing da Pepito, marca da Produtos Churruca.

A executiva ainda acrescenta: “no Brasil, esses produtos são considerados fit por conta das propriedades que possibilitam também a alimentação pós-treino. Milho torrado, fava, grão de bico, crispy mix, que reúne esses produtos e outros como amêndoa, passas, macadâmia, em um total de 12 ingredientes”. Todos são provenientes de plantações que contribuem para reduzir as emissões de CO2.

Outra opção presente em alguns meios de hospedagem é a água mineral Água na Caixa, que vem em embalagem reutilizável e reciclável, produzida a partir de plantas, com 54% de papel de florestas certificadas e 35% de plástico proveniente de cana-de-açúcar, empregados no sistema de abertura e fechamento no topo recipiente. Outra característica, o produto é 88% renovável.

Descarte e reciclagem

Na área de reaproveitamento de descartes, a Topema Innovations conta com as Eco recicladoras em modelos analógicos e automatizados da Terra Form Kitchen no portfólio de soluções. O equipamento permite a redução de resíduos orgânicos em até 90% do volume. Com ciclos operacionais que variam entre e 6 e 15h, a tecnologia transforma os componentes descartados em adubo e água de reuso livre de coloração e cheiro, que podem ser utilizados em áreas externas como jardins, por exemplo. Além disso, traz vantagens como redução de odores, pragas e insetos e tem opções de modelos que atendem a partir de 2kg. 

Aquecedor de água

A Topema Innovations também disponibiliza o Aquecedor de água Biomassa Linha Dragão Topema Energia com sistema que funciona a partir da queima completa de biomassa e permite redução de até 90% do consumo de energia em comparação ao gás e energia elétrica. A queima da biomassa não emite carbono.

Veículos elétricos para lazer

A Bashi Motors, empresa que atua na fabricação de veículos elétricos, oferece opções de bikes e motos elétricas que podem ser disponibilizadas em meios de hospedagem para hóspedes utilizarem como alternativa de transporte para passeios, sem impactar o meio ambiente.

Kits para os hóspedes

Para cuidados pessoais, crescem as opções de amenities, considerando a diversidade de cosméticos veganos disponíveis hoje no mercado. A Realgems disponibilizou produtos com formulações biodegradáveis e apresentou na Equipotel lançamentos em itens como escova de dentes e pente feito de bambu, além de aparelho de barbear que leva o componente e também PLA, plástico feito a partir de vegetais, neste caso, o milho.

Também com atuação no segmento, a Harus tem como um dos destaques o novo dispenser Vegano Plus, que pode receber refil em sachê de papel certificado para a reposição de produto. A solução é sustentável e biodegradável.

Certificações de sustentabilidade

Uma sugestão importante para os estabelecimentos que já desenvolvem ações sustentáveis é buscar certificações comprobatórias, nacionais ou internacionais. De acordo com o Sebrae existem atualmente, mais de 30 certificações de sustentabilidade no Brasil, e ainda, outras que podem ser adquiridas com instituições internacionais, segundo a docente do Senac EAD.

Em relação às ações de marketing, uma das melhores alternativas é o marketing verde para hotéis, que é focado em estratégias para serviços de hospedagem. O trabalho desenvolvido por esses profissionais tem objetivo de demonstrar aos consumidores que a marca tem consciência e desenvolve atitudes ecologicamente corretas no dia a dia de trabalho.

Leia mais em ViaVerde News


 

Deixe um comentário