Cápsulas de café viram óculos de sol

  • Alunos de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) desenvolvem projeto de óculos de sol feitos com resíduos de cápsulas de café;
  • Foi testado processo de injeção plástica e prensa térmica, mas o projeto tem possibilidade de fabricação de filamento de impressão 3D.
  • Imagem: Divulgação

Os formandos do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) Felipe Carillo, Lucas Galo e Nicholas Toretta, sob a orientação e co-orientação das professoras Agda de Carvalho e Viviane Tavares de Moraes, desenvolveram um projeto de óculos de sol sustentáveis com resíduos de cápsulas de café.

A apresentação foi feita na 30.ª edição da Eureka, de 20 a 22/10, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul (SP). A ideia do grupo foi a de levar uma opção para quem se preocupa com o meio ambiente sem perder o estilo. Afinal, os óculos de sol feitos com resíduos de cápsulas de café são fabricados com materiais recicláveis, diferentemente dos modelos convencionais.

O projeto visa reciclar cápsulas de café, incluindo a borra de café, na forma de uma coleção de óculos sustentáveis, que podem até mesmo ser reciclados após o uso.

Prensa térmica

Os óculos foram fabricados com resíduos de cápsulas de café, incluindo a borra do café, e inicialmente está sendo testado o processo de injeção plástica e prensa térmica. Mas o projeto tem possibilidade de fabricação de filamento de impressão 3D (fios que, quando derretidos na impressora 3D, são utilizados na produção do objeto final).

“O processo de filamento de impressão 3D abre outras oportunidades de forma sustentável ao se diminuir o resíduo plástico e permitir o ciclo técnico do material, além de atender aos preceitos da economia circular.”
Lucas Galo, formando de Design do Instituto Mauá de Tecnologia

Os óculos poderão estar disponíveis no mercado por meio da logística reversa (conjunto de ações o qual envolve sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo), cooperativas de materiais recicláveis etc.

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia | O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 61 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design, Engenharia, Ciência da Computação e Sistemas de Informação; recentemente, abriu três cursos: Arquitetura e Urbanismo, Relações Internacionais e Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a Academia.