The Town e suas iniciativas sustentáveis

  • Três marcas ganharam destaque e foram selecionadas para receber o prêmio “The Town Atitude Sustentável”;
  • Quem levasse resíduos plásticos para as estações de coleta da Braskem espalhadas por alguns espaços do festival acumulava pontos e podia ganhar mochilas exclusivas Coca-Cola;
  • Coke Studio, The Town 2023.

Criado no Rock In Rio e implementado também no The Town em sua primeira edição, o pilar Por Um Mundo Melhor desafiou as marcas presentes na Cidade da Música com uma missão: trabalhar de forma que o meio ambiente fosse impactado positivamente, com ações sustentáveis que promovessem boas práticas sociais, econômicas e ambientais. Neste sentido, três marcas ganharam destaque e foram selecionadas para receber o prêmio “The Town Atitude Sustentável”: Heineken, Nissin e Abix

Heineken

A Heineken® levou o prêmio, graças à inclusão no evento, à acessibilidade nas ativações e ao uso de energia renovável na produção. Durante uma imersão de executivos que aconteceu no dia 05 de setembro no Autódromo de Interlagos, intitulada The Town Learning Journey by HSM, Eduardo Picarelli, Diretor de Unidade de Negócios da Heineken, contou sobre essa preocupação da marca com os pilares ESG.

“Estamos operando e nos preparando para o The Town há pelo menos dois meses, e olha que já tínhamos uma estrutura montada aqui em Interlagos que foi criada para atuarmos na Fórmula1 e estamos utilizando a mesma para abastecer os nossos postos, é um impacto positivo muito grande.”
Eduardo Picarelli, Diretor de Unidade de Negócios da Heineken

Nissin

A marca de produtos alimentícios, também ganhou destaque e está sendo premiada pelo trabalho de inclusão, empregando um número significativo de PCDs e de mulheres em cargos de liderança. Além desses quesitos, a marca conseguiu uma gestão eficiente dos resíduos e um trabalho de eficiência energética na produção.

Abix

Está sendo reconhecida pelo serviço prestado na formação e capacitação dos operadores, na gestão de resíduos e no quesito segurança do trabalho.

Outras iniciativas

Equipe Rentokil

Rentokil: Para prevenir a propagação da dengue, a Rentokil tem um programa de controle de mosquito diversificado, atuando com uso de larvicida em focos de criadouros e ações especiais para redução da população adulta. Uma das soluções é o MIRA360°, sistema inteligente que monitora potenciais pontos de criadouro de larvas e mosquitos e faz o combate apropriado para cada ponto.

A segurança dos alimentos também se encaixa na preocupação com um mundo mais sustentável.  No The Town, a Rentokil trabalha para minimizar o desperdício de alimentos, garantir o uso responsável dos recursos, reduzir o uso de produtos químicos nocivos e escolher opções alimentares sustentáveis.

Além disso, a empresa fornece suporte ao público com dispositivos para sabonete e álcool essenciais para garantir a saúde, higiene, segurança e conforto.

Coca-Cola – O espaço Coke Studio recebeu uma roda de conversa colaborativa sobre sustentabilidade. O objetivo foi promover a troca experiências, debater aprendizados, trazer dados relevantes sobre ações de ESG em eventos e gerar sugestões e soluções práticas para tornar os grandes festivais cada vez mais sustentáveis. O encontro reuniu a Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil, Katielle Haffner, a vice-presidente executiva do festival Roberta Medina e as empresas Braskem, Heineken, Natura e Rock World, além de especialistas em sustentabilidade e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo, Aline Cardoso.

Durante o festival, a Coca-Cola Brasil reforça uma ação da Braskem que promove uma agenda de sustentabilidade incentivando o uso de copos reutilizáveis. As pessoas que utilizassem o mesmo copo durante todo o evento podiam pegar brindes e fazer a higienização gratuita dos objetos.

Para isso, na compra da primeira bebida, o consumidor atrelou o número do copo ao seu CPF, por meio de um APP cujo acesso se dava pelo QR Code impresso no próprio copo. Depois disso, a cada uma hora, o consumidor podia voltar ao estande Braskem e girar uma roleta eletrônica para receber prêmios exclusivos. Dentre os brindes oferecidos por Coca-Cola estavam necessaire e pulseira ao exclusivo rooftop de Schweppes.

Katielle Haffner e Roberta Medina

“Acreditamos no engajamento do público nessas ações de ESG. O uso do copo reutilizável tem como propósito deixar gerar toneladas de itens descartáveis considerando os cinco dias de evento. Nós, com outras grandes marcas, estamos intensificando nossa preocupação com o meio ambiente inclusive durante os momentos de lazer, reafirmando o nosso compromisso com o futuro do planeta”
Katielle Haffner, Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil

Além disso, quem levasse resíduos plásticos para as estações de coleta da Braskem espalhadas por alguns espaços do festival acumulava pontos e podia ganhar mochilas exclusivas Coca-Cola.

Sobre “Por Um Mundo Melhor”| Em 2001, imbuído do pilar “Por Um Mundo Melhor”, o Rock in Rio assumiu o compromisso de conscientizar as pessoas para o fato de que pequenas atitudes no dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Muito mais do que um evento de música, o festival pauta-se por ser um evento responsável e sustentável. Em 2006, tornou-se o primeiro grande evento a compensar a sua Pegada Carbônica. Em 2013, recebeu a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, um reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações com vista à construção de um mundo melhor. Em 2016, foi anunciado o Amazonia Live, projeto socioambiental do Rock in Rio, presente nas edições do festival em todos os países onde o evento é realizado. Com o projeto, já foram plantadas mais de 4 milhões de árvores em mais de 2.6 mil hectares de floresta, com sementes coletadas por uma rede de coletores locais. Entre apoio do Rock in Rio e angariação de verbas pelos parceiros e público já foi investido mais de 5 milhões de reais no reflorestamento da região do Rio Xingu e apoiamos a restauração de mais de 4.2 mil hectares no projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia.

Leia mais em ViaVerde News