Voluntários limpam a Praia do Forte

  • Em Cabo Frio (RJ), grupo de 113 voluntários coordenados pelo Instituto Ecosurf e a Eurofarma atuou durante 4 horas na faixa de areia e recolheu 76 kg de lixo, além da coleta de dados ambientais utilizando a metodologia Raio-X do Lixo;
  • Do total, 60% eram resíduos orgânicos, 25% eram plásticos e 15% compreendiam metal, vidro e papel. Objetivo é educação ambiental para uma mudança de comportamento dos comerciantes e frequentadores das praias.
  • Imagem: Divulgação Eurofarma

Uma ação de limpeza de praia mobilizou 113 voluntários na Praia do Forte, em Cabo Frio (RJ), e resultou na retirada de 76 quilos de resíduos sólidos da faixa de areia, além de um amplo diagnóstico sobre os padrões de consumo e descarte no litoral brasileiro.

A atividade ocorreu no último final de semana, com duração total de quatro horas, e combinou mobilização social, coleta de dados ambientais e educação ambiental aplicada, utilizando a metodologia Raio-X do Lixo, desenvolvida pelo Instituto Ecosurf, além da distribuição de brindes e sampling de produtos OAZ, da Eurofarma, promotores da iniciativa.

Do total de resíduos coletados, o levantamento técnico apontou que:

  • 60% eram resíduos orgânicos, como cocos, restos de milho e resíduos alimentares;
  • 25% eram plásticos, majoritariamente itens de uso único;
  • 15% correspondiam a metal, vidro e papel.

Embora os resíduos orgânicos representem maior peso, os plásticos foram predominantes em número de unidades, o que amplia o risco de fragmentação em microplásticos e contaminação do ambiente marinho.

Um dos principais achados da ação foi a constatação de que 100% dos resíduos encontrados poderiam ter sido evitados, caso houvesse redução do uso de descartáveis, substituição por materiais reutilizáveis e maior conscientização de comerciantes e frequentadores da praia.

A ação vai além da limpeza pontual. Ela evidencia que o enfrentamento do lixo no mar depende, sobretudo, de prevenção, mudança de comportamento e educação ambiental contínua.”
Instituto Ecosurf

Lixeiras serão entregues à Prefeitura

Devido à contaminação por restos de alimentos, umidade e areia, os resíduos coletados foram encaminhados à coleta pública municipal, não sendo tecnicamente viável sua reciclagem naquele contexto específico.

Como parte do projeto, lixeiras já foram produzidas e serão entregues à Prefeitura de Cabo Frio, aguardando definição oficial dos pontos de instalação, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura urbana e da gestão de resíduos na orla.

(Divulgação Eurofarma)

“A iniciativa reforça o compromisso da Eurofarma em criar e apoiar marcas com propósito. OAZ conecta saúde, bem-estar, consumo consciente e responsabilidade ambiental, a escolha de um território de alta pressão turística, especialmente durante o verão, é estratégico para mostrar a importância do cuidado ambiental”, conclui Diego Pamplona, Gerente de Marketing de OTC da Eurofarma.

Mais do que os 76 quilos de resíduos retirados da areia, o principal legado da ação foi a conscientização coletiva sobre a origem terrestre do lixo marinho e a urgência de repensar práticas de consumo no ambiente costeiro.

Leia mais em ViaVerde News