- Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai apresentar a primeira Prática Recomendada para a demonstração de neutralidade de carbono, a ABNT PR 2060;
- O documento traz requisitos a serem cumpridos por empresas e entidades que queiram demonstrar seu desempenho por meio da quantificação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE);
- A prática foi anunciada na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP27, realizada em novembro no Egito; documento brasileiro será lançado em 19 de julho, em Brasília.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai apresentar a primeira Prática Recomendada para a demonstração de neutralidade de carbono, a ABNT PR 2060. A proposta foi lançada durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, em novembro, no Egito, e traz requisitos a serem cumpridos por qualquer empresa ou entidade que busque demonstrar neutralidade de carbono por meio da quantificação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de um objeto exclusivamente identificado.
O documento brasileiro foi baseada em estudo do Organismo Nacional de Normalização Britânico (BSI) e modificado com novos conceitos, alinhados às normas internacionais ISO relacionadas ao tema de redução de emissões dos gases de efeito estufa.
“O documento apresenta determinação clara de carbono neutro e um meio crível de determinar e demonstrar a neutralidade. A Prática Recomendada também incentiva as empresas e entidades a trabalhar em direção à redução das emissões de gases de efeito estufa e a alcançar reduções genuínas nessas emissões. Seu uso incentiva mudanças reais de comportamento, ajudando a impulsionar a sociedade para uma economia de baixo carbono.” Mario William Esper, presidente da ABNT
O lançamento será no dia 19 de julho (quarta-feira), das 15h às 17h, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no auditório do Edifício Armando Monteiro Neto, em Brasília. O evento contará com a presença de lideranças do País envolvidas com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade do planeta e está sendo realizado em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e terá transmissão pelo Canal da ABNT no YouTube.
As inscrições para o evento podem ser realizadas pelo site
Sobre a ABNT – A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.